FalconSL

| 3 minutos
Falcon SL

O FalconSL ou Falcon Servidor de Licença é um sistema web desenvolvido para facilitar o gerenciamento de licenças de software por software houses e seus parceiros.

O objetivo geral do sistema é permitir que a empresa desenvolvedora de software ou parceira consigam manter, controlar e monitorar o licenciamento das cópias com eficiência, segurança, rapidez e organização. O FalconSL pode ser acessado pela seguinte url:

Em contexto geral o FalconSL trabalha com o conceito de licenciamento contratado por aplicação, ou seja, cada licença de software está ligada a um tipo de licença ou aplicação e essa licença está vinculada a um contrato que irá estabelecer o que poderá ser usado ou não no software licenciado. Existe também o conceito de licença pai ou licença padrão, o que significa que cada licença poderá possuir várias outras licenças como filhas onde no FalconSL são chamadas de instâncias.

No momento o FalconSL está implementado para atender licenciamento de softwares com arquitetura desktop.

O sistema funciona como um WebService provedor de dados e ativação para a dll que irá funcionar localmente como servidor local (entenda o funcionamento do Servidor Local) para cada software desktop instalado.

Processo de Licenciamento

Para realizar a ativação de uma licença e consequentemente o usuário conseguir utilizar o software, é necessário passar por um processo entre o FalconSL e o Servidor de Licença Local ou SLL.

O SLL consiste em um sistema instalado juntamente com o software a ser licenciado. Esse servidor que irá controlar de fato se o sistema irá funcionar ou não de acordo com os dados fornecidos pelo FalconSL. Em resumo o SLL conversará com o FalconSL para obter as licenças disponíveis para a empresa.

Passos do Processo

  1. Cadastro da Empresa, Usuário e Licença no FalconSL;
  2. Cadastro do contrato de licença e instâncias no FalconSL habilitando o que poderá ser utilizado no software;
  3. Instalação do Software na máquina do cliente;
  4. Inserção do Serial da licença e dados de autenticação do cliente ou revenda como email e senha ao término da instalação;
  5. Envio do arquivo de licença pelo FalconSL ao SLL se os dados enviados anteriormente estiverem corretos e validados;
  6. Envio das informações da máquina pelo SLL ao FalconSL;
  7. Ativação da Licença pelo FalconSL;

Qualquer alteração feita no FalconSL em relação a licença que fora ativada, será enviada de tempos em tempos para o SLL para que ele controle e monitore o funcionamento do sistema. Ex: Caso um contrato de licença seja bloqueado no FalconSL, essa informação será enviada para o SLL que irá iniciar o processo de bloqueio do sistema.

O conjunto de alterações feitas na máquina do usuário, como mudança de memória, hd, entre outras, será observado pelo SLL para manter a segurança da licença. Se o SLL observar qualquer alteração na máquina, esta será enviada para o FalconSL mantendo a licença atualizada.

Validações do Licenciamento

Todo o processo de registro de licença, passa por várias regras de validação e checagem de informações para garantir a integridade da licença e segurança do processo de registro do software.

Ao enviar o serial para que seja registrado a licença, o sistema irá realizar as seguintes checagens:

  • Verifica se o formato do serial 0e564ddf-a422-4def-9d66-8dc9a6320394 é válido e único;
  • Verifica se o serial existe na base de dados;
  • Verifica se a Empresa dona da licença e se a Parceira estão ativas no sistema;
  • Verifica se a conta usada para o registro está ativa;
  • Verifica se a licença que será registrada pertence a empresa ou parceiro no qual a conta do usuário está vinculada. Isso irá evitar que se use seriais de licenças de outras empresas para tentar registrar o software;
  • Verifica se a licença é de um sistema com arquitetura desktop;
  • Verifica se a licença tem algum contrato ativo;
  • Verifica se é uma licença padrão;
  • Verifica se é uma licença sem registro.

Próximo Post

Este artigo ajudou você?
 1
 0