O boleto bancário é um documento que representa títulos de cobrança e é amplamente utilizado porque apresenta uma grande praticidade e flexibilidade de pagamento, por parte do sacado (aquele que paga o boleto).
O módulo de boletos é mais uma ferramenta disponibilizada pelo sistema Eagle Gestão, que proporciona à empresa a facilidade na geração de boletos bancários, previamente aprovados pelo Banco.
O sistema conta com uma interface intuitiva que possibilita a rápida geração dos boletos, através das vendas, das contas a receber, dos contratos e, também, o recebimento automático dos boletos, que ocorre por meio dos arquivos de retorno.
Os relatórios também são essenciais e proporcionam um gerenciamento mais apurado sobre as emissões, as baixas, os valores a receber e recebidos.
Caso seja a primeira emissão de boleto, deve-se realizar a homologação de boletos juntamente com a agência bancária.
O Eagle Gestão já é compatível para emissão de boletos com os bancos: SICOOB, SICREDI, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, SANTANDER.
Só é possível saber se o sistema está apto para a emissão de boletos com outros bancos após o processo de homologação.
A utilização do módulo boletos requer determinadas configurações realizadas no sistema. Somente após o cadastro da conta corrente, do meio de pagamento e da carteira de cobrança, será possível gerar os boletos.
É importante observar que muitas informações inseridas nessa configuração, são fornecidas pela agência bancária. São elas:
Dados da Conta Corrente:
Dados da Carteira de Cobrança:
Padrão do arquivo de remessa - CNAB 240 ou CNAB 400.
Acesse a tela de conta corrente através do caminho Cadastros > Financeiro > Cadastro de Contas Correntes. Lembrando que os campos Banco, Agência, Conta e Código do Cedente devem ser adquiridos junto ao banco.
Para mais detalhes sobre o cadastro de Contas Correntes acesse o Módulo Cadastros - Conta Corrente.
Acesse Cadastros > Financeiro > Cadastro de Meios de Pagamento.
Cria-se, no sistema, um meio de pagamento denominado Boleto Bancário. Esse meio de pagamento será utilizado na carteira de cobrança cadastrada, para que seja possível a emissão de boletos.
Veja mais detalhes sobre o cadastro através do Manual de Cadastros de Meios de Pagamento.
A Carteira de Cobrança é um recurso utilizado no sistema para possibilitar a emissão de boletos bancários e ela representa um serviço contratado junto ao banco.
Os dados da carteira de cobrança devem ser solicitados junto ao banco onde serão homologados os boletos. As informações nela contidas aparecem na impressão do boleto e devem estar corretas para comprovar a veracidade do documento. Deve-se conferir junto ao banco se sua carteira está autorizada a enviar e receber arquivos e qual remessa será utilizada: padrão CNAB 240 ou CNAB 400.
Acesse Cadastros > Financeiro > Carteiras de Cobrança para inserir as informações repassadas pelo banco.
Os dados de Baixa de Boleto (código da baixa, número de dias para baixa), só devem ser preenchidos caso a empresa utilize Baixa automática de boletos. Atualmente homologados são os bancos Bradesco, Caixa Econômica e Santander, para dos demais consulte o suporte.
O campo "Meio de Pagamento" deve estar selecionado como "Boleto Bancário" para que a emissão do boleto seja realizada.
Para mais detalhes, acesse o Manual de Cadastros, na seção Carteiras de Cobrança.
O sistema Eagle Gestão disponibiliza diversas maneiras para a geração de Boletos Bancários. A tela principal para o gerenciamento de boletos é acessado através do:
Financeiro > Contas a Receber > Gerenciador de Boletos.
Uma das possibilidades de emissão de boletos se dá através da realização de uma venda:
O boleto gerado poderá ser visualizado através da Impressão pela Carteira de Cobrança, Impressão em 2ª Via ou Impressão através da Consulta de Boletos. Acesse o tópico IMPRIMIR BOLETOS e veja o passo a passo.
Outra possibilidade de gerar boletos é através das contas a receber. Mesmo não tendo escolhido o meio de pagamento e a conta corrente referentes à emissão de boletos, ainda será possível gerá-lo. É importante que o cliente tenha o seu cadastro completo - endereço, contatos e documentos.
O(s) boleto(s) gerado(s) poderá(ão) ser visualizado(s) através da Impressão pela Carteira de Cobrança, Impressão em 2ª Via ou Impressão através da Consulta de Boletos. Acesse o tópico IMPRIMIR BOLETOS e veja o passo a passo.
Nesta seção é possível gerar, ao mesmo tempo, boletos para todos os clientes selecionados que tenham contas pendentes.
O(s) boleto(s) gerado(s) poderá(ão) ser visualizado(s) através da Impressão pela Carteira de Cobrança, Impressão em 2ª Via ou Impressão através da Consulta de Boletos. Acesse o tópico IMPRIMIR BOLETOS e veja o passo a passo.
O uso de contratos é muito útil quando a empresa possui serviços que são entregues aos clientes em intervalos fixos de tempo. Um exemplo seria um clube recreativo, onde os clientes pagam mensalmente para usufruir das suas dependências. Nesta seção veremos como cadastrar os contratos e gerar os boletos respectivos.
Para cadastrar um novo contrato vá até:
Financeiro > Contas a Receber > Contratos e Clique em Novo.
Contrato
Campo | Função |
---|---|
Código | Gerado automaticamente pelo sistema. |
Nome | Informe o Nome para o Contrato de serviços. |
Serviços do Contrato
Campo | Função |
---|---|
Item | Código identificador do serviço no contrato. Gerado automaticamente. |
Serviço | Nome do serviço que compõe o contrato. Clique sobre o campo e digite o nome do Serviço. Para adicionar um novo serviço, clique com o botão direito do mouse e escolha "Adicionar Serviço". |
Plano de conta | Selecione o plano de conta do qual o serviço fará parte clicando com o botão direito do mouse e escolhendo "Alterar Plano de Contas". |
Valor | Valor do Serviço. Para alterar, clique sobre o campo e digite o novo valor. |
Clientes do Contrato
Campo | Função |
---|---|
Item | Identificador do cliente em relação ao contrato. Gerado automaticamente. |
Nome | Nome de cada cliente que irá aderir ao contrato. Para selecionar um cliente, pressione espaço ou a tecla F2. O sistema irá solicitar a escolha de um meio de pagamento: escolha um meio de pagamento Boleto Bancário. Logo após, aparecerá a tela de pesquisa para a seleção do cliente. |
Venc. | Dia do mês padrão para vencimento das mensalidades para cada cliente. Para alterar, clique sobre o campo e digite o novo dia. |
Mensalidade | Valor da mensalidade. Para alterar o valor, basta clicar sobre ele e digitar. |
Cobrança | Meio de pagamento escolhido no momento da pesquisa do cliente. Se for necessário alterar, pressione F3. |
Com este recurso, será possível acessar todos os clientes que fazem parte de um determinado contrato e imprimir os respectivos boletos da próxima mensalidade.
O(s) boleto(s) gerado(s) poderá(ão) ser visualizado(s) através da Impressão pela Carteira de Cobrança, Impressão em 2ª Via ou Impressão através da Consulta de Boletos. Acesse o tópico IMPRIMIR BOLETOS e veja o passo a passo.
É utilizado quando for necessário gerar boletos para clientes que possuam outras contas na empresa, além dos contratos, já cadastrados.
O(s) boleto(s) gerado(s) poderá(ão) ser visualizado(s) através da Impressão pela Carteira de Cobrança, Impressão em 2ª Via ou Impressão através da Consulta de Boletos. Acesse o tópico IMPRIMIR BOLETOS e veja o passo a passo.
Atualmente existem 4 modelos de impressão de boletos no sistema.
O recurso de impressão utilizando a Carteira de Cobrança, dá a possibilidade de impressão de um ou mais boletos que estejam vinculados à carteira selecionada.
Ao final do processo, os boletos serão exibidos em PDF para impressão.
O sistema possui a opção de impressão de boletos em segunda via, permitindo gerar, a qualquer momento, a cópia de um boleto que já foi emitido ou impresso.
Durante a consulta, é possível perceber cores diferentes para os boletos. Cada cor representa o estado atual do boleto: verde (títulos impressos), azul (títulos emitidos), vermelho (com arquivo de remessa processada), cinza (com arquivo de retorno processado) e cinza (com baixa manual no sistema).
Também é possível utilizar a seção CONSULTAR BOLETOS para fazer a impressão desejada.
Para mais informações veja a seção CONSULTAR BOLETOS.
Através do arquivo de remessa é possível enviar todas as informações envolvendo os boletos gerados dentro de um período específico.
Após a geração do arquivo de remessa, o mesmo é enviado eletronicamente ao banco, que terá, então, conhecimento de todos os boletos pendentes.
Há duas opções para a geração dos arquivos de remessa, o formato CNAB240 ou CNAB400. Os formatos correspondentes foram estabelecidos pela Febraban e tem por objetivo padronizar e simplificar todo o método de cobrança através de boletos bancários.
A geração do arquivo de remessa está disponível em>
Financeiro > Contas a Receber > Gerenciador de Boletos.
O arquivo de remessa gerado é enviado para o gerenciador financeiro do banco correspondente.
O desbloqueio é realizado quando há necessidade de alterar ou excluir algum boleto que esteja no arquivo de remessa, considerando que este ainda não foi enviado ao banco.
Após selecionar a carteira de cobrança novamente, é possível visualizar os boletos na tela do gerenciador.
Para realizar alterações dos boletos será necessário excluí-los e gerá-los novamente após as correções desejadas. Depois de realizadas as alterações, gere a remessa e envie ao banco.
É possível excluir os boletos gerados pelo sistema e que ainda não foram enviados como remessa para o banco. Basta seguir alguns passos:
Os arquivos de retorno, também padronizados pela Febraban, representam os lotes de recebimento e são fornecidos pelo banco. O processo de retorno facilita a tarefa de recebimento das contas no sistema, proporcionando mais agilidade e confiança.
Nesta seção é possível acessar todos os boletos gerados no sistema, independentemente do status de cada um deles.
Acesse Menu / Consulta de Boletos e utilize uma das quatro opções disponíveis:
Exibe todos os boletos gerados, sejam eles emitidos, impressos ou processados como remessa ou retorno.
Basta clicar em Menu / Mostrar Todos ou pressionar a tecla F2.
Para agilizar a consulta de um determinado boleto, é possível acessá-lo diretamente pelo número.
Clique em Menu / Mostrar por Número ou pressione F3 e entre com o Número do Documento do boleto.
É possível consultar todos os boletos de um determinado cliente.
Acesse Menu > Mostrar Cliente ou pressione F4 e selecione o cliente desejado.
Nesta opção é possível visualizar os boletos emitidos num determinado período mensal.
Acesse Menu / Mostrar por Emissão ou pressione F5.
Após utilizar qualquer uma das opções anteriores (no exemplo, foi utilizado a opção "Mostrar por Cliente"), é possível imprimir o boleto. Selecione o documento, clique em Menu e escolha o formato apropriado para impressão.
Veja também a seção Impressão através da Consulta de Boletos
Através desta seção, também é possível enviar o boleto diretamente para o e-mail do cliente, proporcionando mais agilidade e economia para a empresa.
O Boleto será enviado para o e-mail cadastrado para o cliente.
Para utilizar este recurso é preciso que a empresa tenha o seu cadastro configurado corretamente, incluindo seus dados de e-mail. Os dados do cliente precisam estar atualizados, principalmente seu endereço eletrônico.
O módulo de boletos conta com relatórios específicos que auxiliam o processo de gerenciamento dos títulos. O recurso pode ser acessado em Financeiro / Contas a Receber / Gerenciador de Boletos, através do botão Menu / Relatórios ou pressionando a tecla F12.
Os Relatórios podem ser gerados por Carteira de Cobrança, por Contas a Receber ou por Retornos de Boletos. Diversos Filtros também podem ser utilizados para otimizar e facilitar a leitura dos dados gerados.
Através deste relatório, o usuário terá a relação dos boletos, emitidos ou impressos, separados por carteira de cobrança.
Apresenta todos os boletos emitidos detalhando as contas a receber vinculadas ao mesmo.
Detalha os retornos de boletos por carteira de cobrança, apresentando nome do sacado, data de vencimento, data do retorno e data de baixa. Este relatório deve ser observado sempre que for feito um retorno e os valores comparados ao relatório de contas recebidas por meio de pagamento. Com estes dados é possível conferir se o valor do retorno foi igual ao das contas baixadas, pois pode acontecer de algum boleto não ter sido baixado automaticamente por alguns motivos: exclusão de boletos já enviados ao cliente, pagamento duplicado de boletos por parte do cliente e, também, em casos de renegociação.