Como tirar o banco de dados do modo shutdown

| 1 minuto

Qual o problema e porque ele acontece ?

Ao executar o algum script através do utilitário Patch, por algum motivo o banco de dados pode ficar acidentalmente em modo de Shutdown (Modo exclusivo, onde so aceita uma conexão no banco de dados), e para voltar ao estado normal, deve ser executado o comando diretamente no GFIX através do Prompt de Comando.

Como resolver ?

O primeiro passo é abrir o CMD como administrador, no computador onde se encontra o banco de dados que será modificado.

Abrindo o Prompt de Comando

Abrindo o Prompt de Comando

Depois deve ser navegado até a pasta “bin” do firebird, que é onde se encontra o utilitário GFIX, é possível pegar o caminho através da barra do explorador de arquivos também, copiar e colar no CMD com o comando CD antes do caminho para acessar a pasta pelo terminal, como nas imagens abaixo.

Caminho da pasta bin

Caminho da pasta bin

Navegando até a pasta bin

Navegando até a pasta bin

O CMD pode ser aberto também através da inserção do comando cmd na barra de navegação dentro da pasta bin do firebird, como na imagem abaixo. Desta maneira não é preciso navegar até a pasta com o comando CD. Entretanto, ao utilizar esse método o CMD não é executado como administrador.

Abrindo o Prompt de Comando via explorer

Abrindo Prompt pela barra de navegação

Após acessar a pasta bin através do CMD, deve ser executado o seguinte comando: gfix –online ALIASDOBANCO –user sysdba –pass masterkey

Executando comando com sucesso

Executando comando com sucesso

No lugar de ALIASDOBANCO deve ser colocado o ALIAS do banco que se deseja retirar do shutdown.

Ao abrir o CMD através da barra de pesquisa do Explorador de arquivos, o mesmo não é aberto como administrador e ao executar o comando para tirar o banco do shutdown, deve ser utilizado o primeiro comando em caixa alta. GFIX –online EAGLEERP –user sysdba –pass masterkey

O comando GFIX é para carregar o utilitário, -online é o parâmetro para retornar o banco para o estado normal, seguido pelo nome do alies do banco de dados que será alterado –user para informar o usuário do banco de dados e –pass para informar a senha do banco de dados, até o dia da criação deste FAQ os bancos de dados do Eagle Gestão utilizam usuário e senhas padrão do Firebird sysdba e masterkey repectivamente.

Se não for retornada nenhuma mensagem após executar o comando igual na imagem acima, significa que o comando foi executado com sucesso.

patch shutdown exclusivo
Este artigo ajudou você?
 1
 1