O módulo de Serviços é mais um recurso disponibilizado pelo sistema Eagle Gestão, para proporcionar à empresa uma maneira mais eficiente de administrar a demanda de serviços.
A Ordem de Serviço (OS) é um dos recursos disponibilizados nesse módulo e com ela o gestor terá os insumos necessários para calcular os produtos, mão de obra, peças ou equipamentos utilizados e os prazos necessários na prestação de um serviço.
Através do Gerenciador de Atendimentos, é possível controlar todo o fluxo dos serviços prestados através das Ordens de Serviço registradas.
Orçamentos também podem ser gerados automaticamente, a partir das OS.
No menu de serviços, temos 3 opções:
Inicialmente, deve-se cadastrar os ativos que serão utilizados na OS. Acesse o menu Serviços >> Cadastro de ativos.
Campo | Função |
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Código | Gerado automaticamente para cada cadastro. |
Inativo | Quando habilitado, deixa o Ativo cadastrado inativo. |
Código Identificador | Deve ser inserido um código usado para identificar o Ativo. |
Data de Cadastro | Registra a data de cadastro do Ativo, a data pode ser alterada. |
Ativo | Nome do Ativo. |
Marca | Marca do Ativo. |
Modelo | Descrição do modelo do Ativo. |
Cliente | Cliente responsável pelo Ativo cadastrado. |
Responsável | Funcionário responsável pelo Ativo. |
Observações | Campo livre para adicionar informações do ativo. |
Devem ser configurados os Tipos de Serviços que a empresa fornece, além do subtipo, status e outras configurações, caso sejam necessárias.
O sistema já é configurado, como padrão, com três tipos de serviços - a Ordem de Serviços, a Visita Técnica e a Recarga de Cartuchos. Se houver necessidade, podem ser excluídos os tipos de serviços não utilizados ou, até mesmo, reconfigurados, de acordo com a necessidade de cada empresa e seu ramo de negócio.
Para iniciar a configuração, acesse o menu Serviços >> Tipos de Serviços.
Nesta seção deve-se preencher as informações gerais que representam o Serviço a ser prestado pela empresa.
Campo | Função |
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Código | Gerado automaticamente para cada cadastro. |
Inativo | Quando habilitado, deixa o tipo de serviço inativo. |
Status Inicial | Representa o estado inicial padrão para o Tipo de Serviço em questão. Na criação de um novo tipo de serviço, não é possível configurar esse campo antes de salvar o cadastro. |
Descrição | Nome do serviço. |
Identificador | Representa o Identificador padrão para o Serviço. Este será o primeiro identificador a ser apresentado na ordem de serviço impressa e é preenchido com os itens informados na aba SubTipo. |
Identificador 1,2,3 e 4 | Esses identificadores representam o complemento do cadastro do serviço. São configurados de acordo com a demanda de informações para o tipo de serviço, ou seja, cada tipo de serviço poderá conter identificadores distintos. Todos são impressos na ordem de serviço. |
Validação 1, 2, 3 e 4 | Aqui são definidos quais os critérios devem ser utilizados, para que o sistema identifique as restrições de preenchimento. É possível definir, através de expressão regular, se o campo aceita apenas letras ou apenas números, por exemplo. |
Mensagem 1, 2, 3 e 4 | Define-se quais as mensagens serão exibidas durante o cadastro dos Identificadores. |
Mensagem | Neste campo pode ser inserido algum tipo de mensagem ao cliente que será exibida na ordem de serviço - aviso, advertência, agradecimentos e outras considerações. |
Aqui deve-se inserir todos os subtipos existentes do Serviço. Eles irão aparecer como opção de preenchimento para o campo Identificador configurado na tela de Cadastro de Serviços.
Campo | Função |
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Item | Código sequencial do subtipo cadastrado. É preenchido automaticamente pelo sistema. |
SubTipo | Descrição do item que compõe o Tipo de Serviço. |
Previsão | Tempo estimado para a conclusão do subtipo do serviço. |
Inativo | Opção para inativar o cadastro, fazendo com que o subtipo não apareça mais em pesquisas durante as aberturas das Ordens de Serviço. |
O status representa cada estágio do processo que ocorre durante o atendimento, considerando todo o ciclo de vida do serviço prestado.
Campo | Função |
---|---|
Item | Código sequencial do status cadastrado. É preenchido automaticamente pelo sistema. |
Status | Nome do Status. |
Status Final | Identifica se o status representa, ou não, o estágio final do processo. |
Inativo | Desativa o registro do status, fazendo com que o mesmo não apareça durante a utilização do Tipo de Serviço. |
Color | A cor de cada status pode ser configurada para facilitar a identificação do mesmo. Você pode configurar a cor entrando no campo e apertar em "..." |
Na guia Configuração é possível indicar determinados campos como obrigatórios, dentre outras opções.
Para que o usuário consiga utilizar o Módulo de Serviços, é necessário que o seu usuário do sistema esteja vinculado a um cadastro de funcionário configurado como Técnico. O administrador do sistema deverá acessar o menu Cadastros >> Funcionários >> Cadastro de Funcionários e marcar a opção correspondente.
Para realizar um novo atendimento, siga os passos descritos abaixo:
Campo | Função |
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Tipo Serviço | Selecionar o serviço correspondente. |
Código | Gerado automaticamente. |
Cliente | Informar o cliente (se ele ainda não estiver cadastrado, basta ir em Menu >> Cadastrar Clientes). Se o cliente estiver inadimplente, o sistema não permitirá o cadastro da OS, exceto com a senha do gerente. Neste momento é possível verificar o histórico de compras e pagamentos do cliente selecionado. Basta acessar o botão Menu >> Controle Analítico de Clientes. |
Telefone | Contato do cliente. |
Prioridade | Grau de urgência do atendimento. |
Data / Hora | Momento em que o atendimento é cadastrado. Esta informação é inserida automaticamente. |
Previsão | Data prevista para efetuar o serviço. Este campo pode ser preenchido automaticamente, de acordo com as configurações efetuadas no cadastro do Tipo de Serviço. |
Descrição do Problema | Detalhes principais do serviço a ser efetuado. |
Informações Adicionais / Acessórios | Possíveis observações e dados complementares. |
Pré-Aprovado | Valor aprovado previamente. |
Total Produtos | Soma do(s) valor(es) do(s) produto(s) informado(s) na aba "Produtos". |
Total Serviços | Valor total do(s) serviço(s) informado(s) na aba "Serviços". |
Total Descontos / Total Acréscimos | Possíveis valores de abatimento ou de complemento. |
Total Líquido | Valor total final, considerando acréscimos ou descontos. |
Os campos Identificador podem ser diferentes para cada tipo de Serviço. Veja os detalhes em Configuração.
Após realização do diagnostico, o técnico poderá preencher outros campos, como diagnóstico e solução técnica, por exemplo. Neste momento, o status poderá ser atualizado.
Ao salvar as alterações, a autenticação do responsável pelo preenchimento será solicitada.
Se houver a necessidade de incluir produtos para a execução da tarefa, utilize a aba "Produtos" e selecione-os. Utilize a barra de espaços ou clique duas vezes para abrir a consulta de produtos.
Para duplicar um atendimento existente, clique no atendimento que deseja duplicar e acesse Menu>>Duplicar Atendimento. Você, também, pode clicar com o botão direito do mouse sobre o atendimento e ir em Duplicar Atendimento. Após preencher os dados de usuário e senha que serão exigidos, o atendimento será duplicado.
O atendimento gerado na duplicação terá o Status inicial independente do Status em que esteva o serviço que o originou.
Para cancelar um atendimento, clique no atendimento que deseja cancelar e acesse Menu>>Cancelar Atendimento. Você, também, pode clicar com o botão direito do mouse sobre o atendimento e ir em Cancelar Atendimento.
Após preencher os dados de usuário e senha que serão exigidos, uma mensagem para confirmação do cancelamento do serviço será exibida. Aperte em sim para prosseguir com o cancelamento ou em Não para abortar a ação.
Os atendimentos cancelados saem da tela do Gerenciador de Atendimentos, mas você pode visualiza-los indo em Menu>>Mostrar Cancelados.
A finalização de um atendimento é de extrema importância e o seu registro deve ser feito para que não haja pendências no sistema e o histórico fique correto.
O orçamento poderá ser visualizado no menu principal Vendas >> Orçamentos.
Após a confirmação para gerar o orçamente, a tela com o orçamento será aberta. Você pode realizar alterações no orçamento e/ou fatura-lo nesse momento.
Após a finalização, não será mais possível efetuar qualquer alteração no Atendimento.
No Gerenciador de Atendimentos estarão todas as Ordens de Serviço cadastradas para consulta. Você pode utilizar os Filtros para encontra-las mais facilmente.
O usuário conta com diversos recursos para gerenciar as demandas de serviço. São eles:
Para consultar os diversos relatórios relativos aos Atendimentos registrados, independente do status atual, acesse o menu principal Relatórios >> Serviços.