A emissão do MDF-e com tipo emitente Transportadora e Tipo Transportador TAC deve acontecer quando uma empresa atua como intermediária no transporte de cargas, prestando serviços de transporte para terceiros, mas não sendo responsável pela emissão do MDF-e. Nesse caso, a empresa contratante, que é a transportadora principal, é quem emite o MDF-e e associa o transportador TAC à carga transportada.
Para emitir um MDF-e do tipo carga própria e veículo próprio, no Eagle Gestão, siga os seguintes passos, começando pela seção Geral.
Após o preenchimento desses campos na seção Geral, prossiga para a aba Modal, onde serão inseridas as informações específicas:
Após completar os preenchimentos mencionados, prossiga para a aba Documentos. Realize duplo clique no grid da aba Documentos ou pressione a tela espaço, para que a tela de consulta de saídas seja aberta e você selecione as NF-e’s desejadas
Ao clicar duas vezes sobre a NF-e, a aba Documentos será preenchida com as informações da nota fiscal selecionada.
E para inserir um novo documento basta pressionar a seta direcional para baixo para ser gerado uma nova linha. Após isso, é só repetir o processo citado anteriormente.
Agora que o CT-e destinado à carga foi selecionado, acesse a aba Produto Predominante, composta por duas abas:
A aba Produto possui os seguintes campos:
Clique na aba Lotação e preencha os campos CEP, Latitude e Longitude dos grupos Informações de Carga e de Informações de Descarga, ambas compostas pelos campos CEP, Latitude e Longitude.
Neste lançamento vamos preencher a aba Reboques, indicando que o caminhão selecionado para este frete esteja utilizando um reboque, a aba reboque é composta de uma grid de pesquisa que clicando duas vezes no grid ou apertando a tecla de espaço a tela de Consulta de reboque é aberta.
Ao selecionar o reboque os campos Código, Marca/Modelo, Placa, Renavam, RNTRC e Proprietário são preenchidos conforme o cadastro do reboque.
O próximo passo essencial é preencher a aba Seguros, que inclui os seguintes campos:
Após preencher a aba Seguro, o último passo é preencher a aba Contratantes, onde os dados do contratante do MDF-e devem ser selecionados, que neste caso o cliente contratante deve ser o emitente. Ao clicar duas vezes no campo do contratante ou pressionar a tecla ESPAÇO, será aberta a tela de Consulta de Clientes Ativos para selecionar os dados do contratante. Após a seleção, o MDF-e pode ser salvo.
Sempre que o veículo for de terceiros, o Contratante deve ser o Emitente do MDF-e, para evitar a rejeição
Rejeição 741: O contratante deve ser igual ao emitente do MDFe quando indicado proprietário do veículo
Para fazer a transmissão de um MDF-e, clique em Menu → Gerenciador MDF-e, será aberta a tela de Manifesto Eletrônico de Documentos Ficais, onde são listados os MDF-e’s lançados no sistema.
Selecione o MDF-e lançado, clique em Menu → Transmitir F10, vai ser mostrada uma tela com a seguinte pergunta Confirma o ENVIO dos manifestos selecionados? clique em Sim.
Assim que terminar o processo de envio, o MDF-e ficará na cor verde, o que indica que ele foi transmitido.
Para verificar os dados contidos no DAMDFE, acesse Menu → Imprimir DAMDF-e PDF. Uma mensagem será exibida solicitando confirmação: Confirma IMPRESSÃO PDF dos manifestos selecionados?
Clique em sim e será aberto o PDF do DAMDFE com todas as informações inseridas no MDF-e
Ao finalizar a entrega das mercadorias, é crucial lembrar-se de encerrar o MDF-e. Para realizar esse encerramento, na tela de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, acesse Menu → Mostrar Autorizados (F4), selecione o MDF-e desejado, acesse Menu → Encerrar (F12), e uma mensagem de confirmação aparecerá: Confirma ENCERRAMENTO dos manifestos selecionados?
Clique em, Sim, após o processo de encerramento será exibida uma mensagem de informação confirmando que o MDF-e foi encerrado com sucesso.
Ao concluir este processo, o MDF-e ficará destacado na cor roxa, indicando que esse MDF-e foi encerrado.