A emissão do MDF-e com tipo emitente Transportadora e Veículo Próprio deve acontecer quando uma empresa atua como intermediária no transporte de cargas, prestando serviços de transporte para terceiros utilizando seus próprios veículos. Nesse caso, a empresa transportadora é responsável por emitir o MDF-e para documentar e regularizar o transporte das mercadorias de seus clientes.
Antes de prosseguir, é necessário realizar uma configuração nas configurações do sistema. No Eagle Gestão, acesse Sistema → Configurações → Fiscal → Configurações DF-e e clique em Alterar, em seguida, clique na aba MDF-e, marque a opção Exibir e Validar Aba Produto Predominante e salve.
Para emitir um MDF-e do tipo transportadora com seu próprio veículo, no Eagle Gestão, siga os seguintes passos, começando pela seção Geral.
Após preencher os campos na seção Geral, avance para a aba Modal
Após completar os preenchimentos mencionados, prossiga para a aba Documentos. clique duas vezes no grid da aba Documentos ou pressione a tela espaço, para que a tela de Consulta de Conhecimentos de Transportes Eletrônicos Ativos e Transmitidos seja aberta e você selecione os CT-e`s desejados.
Ao clicar duas vezes sobre a CT-e, a aba Documentos será preenchida com as informações do CT-e selecionado
E para inserir um novo documento basta pressionar a seta direcional para baixo para ser gerado uma nova linha. Após isso, é só repetir o processo citado anteriormente.
Agora que o CT-e destinado à carga foi selecionado, acesse a aba Produto Predominante, composta por duas abas Produto e Lotação.
Na aba Produto, preencha os seguintes campos:
Clique na aba Lotação e preencha os campos CEP, Latitude e Longitude dos grupos Informações de Carga e de Informações de Descarga, ambas compostas pelos campos CEP, Latitude e Longitude.
O próximo passo é fazer o preenchimento dos campos da aba Seguros.
Sempre que o veículo for de terceiros, na aba Contratante deve ser informado o próprio Emitente do MDF-e para evitar a Rejeição 741: O contratante deve ser igual ao emitente do MDF-e quando indicado proprietário do veículo
Após preencher os dados mencionados, prossiga para a aba Contratantes e selecione o contratante. Após a seleção, o MDF-e pode ser salvo.
Para fazer a transmissão de um MDF-e, clique em Menu → Gerenciador MDF-e, será aberta a tela de Manifesto Eletrônico de Documentos Ficais, onde são listados os MDF-e’s lançados no sistema.
Selecione o MDF-e lançado, clique em Menu → Transmitir F10, vai ser mostrada uma tela com a seguinte pergunta Confirma o ENVIO dos manifestos selecionados? Clique em Sim.
Assim que terminar o processo de envio, o MDF-e ficará na cor verde, o que indica que ele foi transmitido.
Para verificar os dados contidos no DAMDFE, acesse Menu → Imprimir DAMDF-e PDF. Uma mensagem será exibida solicitando confirmação: Confirma IMPRESSÃO PDF dos manifestos selecionados?
Clique em sim e será aberto o PDF do DAMDFE com todas as informações inseridas no MDF-e
Ao finalizar a entrega das mercadorias, é crucial lembrar-se de encerrar o MDF-e. Para realizar esse encerramento, na tela de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, acesse Menu → Mostrar Autorizados (F4), selecione o MDF-e desejado, acesse Menu → Encerrar (F12), e uma mensagem de confirmação aparecerá: Confirma ENCERRAMENTO dos manifestos selecionados?
Clique em sim, após processo de encerramento será exibida uma mensagem de informação confirmando que o MDF-e foi encerrado com sucesso.
Ao concluir este processo, o MDF-e ficará destacado na cor roxa, indicando que esse MDF-e foi encerrado.