A venda para Entrega Futura é uma operação onde há necessidade, seja do comprador ou do vendedor, de entregar a mercadoria em um momento futuro. Neste módulo é possível gerenciar esta venda, gerenciar as mercadorias que já foram ou não entregues e emitir os documentos fiscais correspondentes à venda e também à entrega.
Para que seja utilizado no sistema, são necessárias algumas configurações.
O Cadastro Status de Entrega é necessário para utilizar o Módulo de Entrega Futura. O mesmo pode ser realizado em Cadastros → Logística → Cadastro de Status de Entrega. Deve ser marcada a opção Inicial para status de início de operação e Final para operação de finalização de movimentação.
Por último, cadastrar as Operações necessárias para realizar as movimentações de venda e entrega. Este cadastro pode ser realizado em Fiscal → Operações. Para mais informações sobre cadastro de operações acesse o manual Módulo Fiscal.
Na aba Informações Complementares de ambas as operações será necessário inserir informações, de interesse do fisco, de simples faturamento ou entrega, conforme a operação que estiver sendo cadastrada. Por padrão, as informações complementares de Venda para Entrega Futura são inseridas automaticamente, sendo necessário alterar apenas o número do artigo e o RICMS, conforme orientações passadas pela contabilidade da empresa.
É importante lembrar que as informações demonstradas acima são somente para exemplificar o cadastro de operações. Para realizar a configuração correta de CFOP, informações de ICMS, ICMS ST, IPI, PIS e COFINS, a contabilidade deve ser consultada.
Após a realização das configurações será possível efetuar vendas para entrega futura. Estas vendas poderão ser lançadas na tela de orçamentos ou também na tela de saídas. Para lançamentos de venda de entrega futura deverá ser utilizada a operação Venda Para Entrega Futura, configurada anteriormente. Ao selecionar a operação correspondente à venda de entrega futura o campo Previsão de Entrega será preenchido automaticamente, conforme o que foi configurado anteriormente na operação.
Para acessar o modulo de Entrega Futura será necessário configurar anteriormente o status de entrega, operações referentes à venda e entrega futura e realizar pelo menos um lançamento de venda para Entrega Futura.
Após realizar as configurações necessárias para acessar o gerenciador de Entrega Futura basta acessar Vendas → Gerenciador de Vendas para Entregas.
Ao abrir o módulo será exibida a seguinte tela:
Nesta tela o usuário poderá informar o mesmo usuário e senha que utiliza no Gestão para acessar o Gerenciador. Vale ressaltar que é necessário que o usuário possua as permissões relacionadas ao módulo de Entrega Futura para conseguir acessá-lo. Após informar os dados necessários e pressionar o botão ok, a seguinte tela aparecerá para o usuário:
Ao verificar o cabeçalho do gerenciador, é possível ver algumas indicações para facilitar o entendimento das informações exibidas, sendo eles:
Campo | Descrição |
---|---|
Número | Exibe o número do documento fiscal que consta na saída do sistema. |
Emissão | Exibe a data de emissão que está indicada na saída. |
Previsão de Entrega | Exibe a data de previsão de entrega inserida na saída. |
Destinatário | Exibe o nome ou razão social do cliente que fez a compra. |
Status | Exibe o status da venda (se foi finalizada, enviada ou se ainda está sendo preparada). |
Total | Exibe o valor total da venda para entrega futura. |
Quantidade Vendida | Exibe a quantidade total da venda para Entrega Futura. |
Quantidade Entregue | Exibe a quantidade já entregue para o cliente referente a venda para Entrega Futura. |
Valor Recebido | Exibe o valor recebido referente a venda. |
Valor a Receber | Exibe o valor a receber. |
Abaixo, o menu de Gerenciador de Entrega Futura:
Dentro deste menu existem diversas opções de filtro, sendo eles:
Campo | Descrição |
---|---|
Mostrar Todas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura. |
Mostrar Abertas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura em aberto. |
Mostrar Finalizadas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura que foram finalizadas. |
Mostrar Canceladas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura que foram canceladas. |
Mostrar por Data de Emissão | Exibe todas as vendas de Entrega Futura filtradas por data de emissão, onde é possível escolher a data inicial e final. |
Mostrar por Destinatário | Exibe todas as vendas de Entrega Futura filtradas por destinatário. |
Mostrar por Previsão de Entrega | Exibe todas as vendas de Entrega Futura por previsão, onde é possível escolher uma data inicial e final. |
Mostrar por Rotas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura filtradas por uma rota selecionada. |
Mostrar por Vendedor | Exibe todas as vendas de Entrega Futura filtradas pelo vendedor selecionado. |
Mostrar por Status | Exibe todas as vendas de Entrega Futura por status escolhido através de um filtro. |
Imprimir | Ao selecionar uma venda, a opção é habilitada, permitindo que seja impresso um documento de venda da Entrega Futura. |
Relatório de Entregas | Exibe uma tela com relatórios de Entrega Futura que será melhor mostrado na imagem abaixo. |
Atualizar Status | Onde é possível alterar o status de uma Entrega Futura selecionada. |
Lançar/Alterar Entrega | É possível lançar novas vendas de Entrega Futura ou alterar Entregas já existentes. |
Gerenciador de Entregas | Exibe as vendas para Entrega Futura com um menu mais específico que será mostrado abaixo. |
Sair | Sai do módulo de Entrega Futura. |
Esta opção é habilitada quando a venda não estiver finalizada ou cancelada, ou quando apenas as vendas forem do mesmo destinatário. Ao selecionar este botão, a seguinte tela para selecionar uma operação é exibida:
Ao dar um duplo clique na operação, é aberta a tela de Lançamentos de Entrega, onde é possível visualizar dados da entrega selecionada anteriormente. Dentro desta tela, é possível visualizar algumas abas, a seguir a explicação de cada uma.
Nesta aba, são exibidas informações de operação, status, cliente, data e hora da emissão da venda:
A aba COBRANÇA só é exibida se a operação estiver marcada para Detalhar Cobrança. Do mesmo modo, a aba ENTREGA só será exibida caso a opção Detalhar Transporte estiver marcada na operação.
Nesta aba, são exibidos os produtos a serem entregues, sendo eles definidos por cor. Caso tenha sido feita uma entrega parcial, o produto fica na cor AZUL, se foi feita uma entrega total, o produto ficará VERDE, e se não tiver sido feita a entrega do produto, ele ficará em VERMELHO. Ainda nesta aba é possível verificar os valor Total dos Documentos, o Total entregue e o Total a entregar.
Abaixo o nome e a descrição de cada campo apresentado no grid desta aba:
Campo | Descrição |
---|---|
Documento | Exibe o número do documento. |
Referência | Exibe o código de referência da venda. |
Descrição | Exibe as informações referentes ao nome do produto vendido. |
Preço | Exibe o valor unitário de cada produto. |
Quantidade Venda | Exibe a quantidade de cada produto que foi vendido. |
Total | Exibe o valor total de venda de cada produto. |
Quantidade Restante | Exibe a quantidade restante daquele produto que ainda precisa ser entregue. |
Quantidade Entregue | Exibe a quantidade daquele produto que já foi entregue. |
Estoque Disponível | Exibe o estoque disponível daquele determinado produto. |
Esta aba é exibida apenas quando a operação Detalhar Cobrança estiver marcada, e possui as seguintes opções:
Campo | Descrição |
---|---|
Parcelas | Onde é possível inserir a quantidade de parcelas. |
Forma | É possível selecionar uma forma de pagamento. |
Plano | É possível selecionar um plano de contas. |
Conta | É possível selecionar uma conta. |
Custo | Pode selecionar um plano de custos. |
Ao inserir os dados desejados e o botão PARCELAR for clicado, a parcela aparecerá com os dados escolhidos acima, como na seguinte imagem:
Esta aba é exibida apenas quando a operação Detalhar Entrega estiver marcada, e possui as seguintes opções:
Campo | Descrição |
---|---|
Responsável | É possível selecionar o responsável pela entrega. |
Veículo | É possível selecionar um veículo para entrega. |
Condutor | É possível selecionar um condutor para o veículo. |
Data de Entrega | É possível selecionar uma data para a entrega. |
Observações | Pode ser escrita alguma observação sobre a entrega. |
Esta aba é exibida para que sejam adicionadas opções de transporte, e possui as seguintes opções:
Campo | Descrição |
---|---|
Frete | É possível selecionar qual o tipo de frete. |
Transp. | É possível selecionar uma transportadora. |
Placa | É possível inserir uma placa de veículo. |
Marca | É possível inserir a marca do veículo. |
Qtd. Volumes | Pode ser inserida a quantidade de veículos. |
Espécie | Pode ser inserida a espécie do veículo. |
UF | É possível inserir o estado. |
RNTRC | Pode ser inserido o RNTRC do veículo. |
Numeração | Pode ser escrita a numeração do veículo. |
Peso Líquido | Pode ser inserido o peso líquido da carga. |
Peso Bruto | Pode ser inserido o peso bruto da carga. |
RNTRC: Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas
O gerenciador de entregas tem como finalidade exibir todas as vendas de Entrega Futura pendentes:
Ao clicar em Menu, é possível visualizar as seguintes opções:
Campo | Descrição |
---|---|
Mostrar Todas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura. |
Mostrar Abertas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura em aberto. |
Mostrar Finalizadas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura que foram finalizadas. |
Mostrar Canceladas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura que foram canceladas. |
Mostrar por Data de Emissão | Exibe todas as vendas de Entrega Futura filtradas por data de emissão, onde é possível escolher a data inicial e final. |
Mostrar por Destinatário | Exibe todas as vendas de Entrega Futura filtradas por destinatário. |
Mostrar por Data de Entrega | Exibe todas as vendas de Entrega Futura por previsão, onde é possível escolher uma data inicial e final. |
Mostrar por Rotas | Exibe todas as vendas de Entrega Futura filtradas por uma rota selecionada. |
Mostrar por Responsável | Exibe todas as vendas de Entrega Futura filtradas pelo vendedor selecionado. |
Mostrar por Status | Exibe todas as vendas de Entrega Futura por status escolhido através de um filtro. |
Consolidar Entrega | Faz com que a entrega seja consolidada. |
Atualizar Status | Onde é possível alterar o status de uma Entrega Futura selecionada. |
Excluir Entrega | Quando não há Entrega Futura selecionada, é possível lançar novas vendas de Entrega Futura ou alterar Entregas já existentes. |
Relatório de Entregas | Exibe as vendas para Entrega Futura com um menu mais específico que foi mostrado acima. |
Romaneio de Carga Ordenado por Produto (Código) | Exibe o relatório de Romaneio de Carga ordenado por código do produto. |
Romaneio de Carga Ordenado por Produto (Nome) | Exibe o relatório de Romaneio de Carga ordenado por nome do produto. |
Romaneio de Entrega | Exibe o relatório de Romaneio de Entrega da venda selecionada. |
Sair | Essa opção ao ser clicada, sai do módulo de Entrega Futura. |
Uma Entrega pode ser consolidada diretamente da tela de lançamento de Entrega, quando ela é salva ou ao clicar em Menu e selecionar a opção de consolidar entrega e confirmar. Além disso o gerenciador de entregas que pode ser acessado em menu e gerenciador de entregas.
Na tela do gerenciador de Entregas, é possivel consolidar varias entregas selecionadas ao mesmo tempo. Acessando o Menu - Consolidar Entrega, o sistema consolida todas as Entregas selecionadas dentro dessa tela. Essa opção ficara habilitada quando existir uma ou mais entregas selecionadas e se as mesmas não estiverem consolidadas ou canceladas.
É importante ressaltar que se na operação de Entrega a opção movimentar estoque estiver habilitada. No momento da consolidação será verificado se o item possui estoque suficiente e se caso não possua será mostrada mensagem de estoque negativo e a entrega não será consolidada. Essa verificação e feita através da tela do Gerenciador de Entregas e na tela de Lançamento de Entregas.
No gerenciador de entregas é possível excluir varias entregas ao mesmo tempo, para realizar esse procedimento. Deve-se utilizar a opção Excluir Entrega no Menu do gerenciador de entregas, a opção de excluir entrega só fica habilitada se o usuário que acessou o modulo possuir essa opção liberada em seu cadastro e se estiver selecionado uma ou mais Entregas no Gerenciador de entregas, e se as mesmas não estiverem consolidadas ou canceladas.
Para manter o controle da quantidade disponível para entrega e a quantidade entregue as devoluções de venda para entrega futura e de entregas, só poderão ser feitas na tela de Trocas e Devoluções. Assim a aba de NFe referenciada na tela de entradas não apareceram documentos vinculados a operações de Venda para Entrega Futura habilitada.
Para realizar esse tipo de devolução a primeira configuração a ser feita é a configuração da operação para devolução que é feita em Vendas - Operações de Trocas e Devoluções.
Campo | Descrição |
---|---|
Nome | Informar o nome da operação de Troca e Devolução, como Devolução de Venda para Entrega Futura. |
Operação de Remessa | Informar a operação de Venda para Entrega futura, com finalidade de venda para entrega futura. |
Operação de Devolução | Informar a operação que será utilizada na nota de devolução. |
Operação de Troca | Informar a operação que será utilizada quando existir troca. |
A devolução de venda para entrega futura pode ocorrer quando o cliente desistir da negociação ou de parte dela. Ou então quando não for possível anular a operação de venda para entrega futura com cancelamento ou exclusão da saída. Para fazer qualquer devolução primeiramente é necessário acessar a tela de Trocas e Devoluções.
Na tela de Trocas e Devoluções é necessário que o usuário selecione a Operação que foi configurada anteriormente. Isso deve ser feito primariamente por que tanto o cliente como os documentos serão carregados conforme a operação de devolução selecionada.
Ao selecionar um cliente, no grupo de Documentos Fiscais. Serão mostrados apenas os documentos que correspondem a venda para entrega futura, que não possuem Entregas vinculadas a ele. Sendo assim não é possível realizar devolução de vendas para entrega futuras que ja possuem entregas associadas.
E para que a devolução de venda seja concretizada basta selecionar o documento, no Passo 2 informar a quantidade devolvida, salvar e faturar a devolução.
Quando o usuário desejar fazer a devolução de uma Entrega, a primeira etapa é cadastrar uma operação de devolução em Vendas - Operações de Trocas e Devoluções.
Campo | Descrição |
---|---|
Nome | Informar o nome da operação de Troca e Devolução, como Devolução de Entrega. |
Operação de Remessa | Informar a operação de Venda para Entrega, com finalidade de entrega. |
Operação de Devolução | Informar a operação que será utilizada na nota de devolução. |
Operação de Troca | Informar a operação que será utilizada quando existir troca. |
A devolução de uma Entrega, pode ocorrer quando algum produto for entregue com defeito ou não for possível anular a operação de entrega com o cancelamento ou exclusão da saída.
Na tela de Trocas e Devoluções é necessário que o usuário selecione a Operação que foi configurada anteriormente. Isso deve ser feito primariamente por que tanto o cliente como os documentos serão carregados conforme a operação de devolução selecionada.
Ao selecionar um cliente, no grupo de Documentos Fiscais. Serão mostrados apenas os documentos que correspondem a entregas.
E para que a devolução de venda seja concretizada basta selecionar o documento, no Passo 2 informar a quantidade devolvida, salvar e faturar a devolução.
Para ser possível alterar uma venda para entrega futura não poderá existir uma entrega realizada, relacionada a esta venda. Se não existir nenhuma entrega vinculada, será possível alterar a venda na tela de Documentos Fiscais de Saídas clicando no botão alterar.
Caso já exista uma entrega realizada para a venda, quando o usuário clicar em Alterar será exibida a seguinte mensagem:
Só será possível alterar uma venda com entregas vinculadas se forem excluídas todas as entregas realizadas anteriormente.
Para alterar NF-e de venda já transmitida, o usuário deverá ter a permissão de Alterar Documentos Fiscais já Transmitidos, e será possível alterar somente dados referentes a impostos.
Para alteração de entrega futura na tela de saídas, independentemente da nota estar transmitida ou não, só poderão ser alterados os dados referentes a impostos. As demais alterações devem ser feitas na tela de lançamentos de entrega. Se a nota ainda não tiver sido transmitida, ela deve ser excluída na tela de saídas e as alterações realizadas no Módulo de Entrega Futura.
A exclusão de venda para entrega futura só ocorre quando não há nenhuma entrega relacionada à mesma. Caso não haja, a exclusão pode ser feita normalmente pelo botão Excluir na tela de Saídas.
Será solicitada a senha do administrador, e após ela ser digitada, a exclusão ocorrerá, caso não hajam entregas relacionadas à venda. Caso existam, a seguinte mensagem será exibida:
Caso a nota não estiver transmitida, ela pode ser excluída normalmente. Ao excluir uma Entrega da tela de Saídas, ela poderá ser alterada ou excluída na tela de Lançamento de Entrega no módulo de Entrega Futura.
A emissão de NF-e pode ser feita tanto na tela de Saídas quanto no Gerenciador de NF-e.
Para transmitir pela tela de Saídas, basta acessá-la, escolher a nota desejada > Menu > NF-e transmitir:
Repare que se trata do mesmo processo feito para qualquer tipo de NF-e.
Para emitir uma NF-e de Venda para Entrega Futura por este módulo, basta acessar: Fiscal > Notas Fiscais Eletrônicas > Selecionar a NF-e > Clicar em menu > Selecionar a opção Transmitir > Confirmar o Envio > Confirmar ou não a impressão.
A NF-e para Venda de Entrega Futura possui algumas particularidades em relação aos campos de ICMS, ICMS ST e IPI. Como a legislação determina, o ICMS e ICMS ST não serão destacados na nota de simples faturamento, mas caso o produto possuir o CST de ICMS de substituição tributária no momento que a Venda para Entrega Futura é lançada, o sistema simula o cálculo do valor de ICMS ST e insere o valor no campo VLR OUTRAS ST/IPI. Isso é necessário, pois apesar de o ICMS ST não poder ser destacado na NF-e, o valor de ST deve ser somado ao total da nota para compor o valor total que o cliente pagará. Em relação ao IPI, se o produto possuir o CST de IPI 50, e no cadastro da operação de Venda para Entrega Futura, a opção calcular IPI estiver desmarcada, no momento em que é feito o laçamento de uma Venda para Entrega Futura, o sistema entenderá que não deve destacar IPI nos campos próprios, então ele simulará o cálculo do valor de IPI e o valor calculado constará no campo VLR OUTRAS ST IPI. Isso é necessário, pois apesare do IPI não ser destacado na NF-e nessa situação, ele precisa ser somado ao total da NF-e para compor o valor que o cliente pagará. Nestes casos, no DANFE não estará destacado os dados referentes ao ICMS ST nem o IPI, mas o valor desses impostos constará em outras despesas acessórias.
A emissão de NF-e de entrega só pode ser feita após a consolidação de uma entrega. Após a Entrega estar consolidada, a transmissão da NF-e pode ser feita normalmente. Pela tela de Saídas ou pelo Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas, como explicado anteriormente.
A nota de Entrega possui algumas particularidades: todos os dados da nota são gerados a partir dos itens inseridos no lançamento da entrega. Também os dados de desconto, frete, seguro e outras serão obtidos da NF-e de Venda para Entrega. Outra observação é que para os produtos de produção própria em NF-e de entrega, o sistema utilizará o CFOP 5116, e este será inserido automaticamente quando o cliente for de dentro do estado e o CFOP 6116 quando o cliente for de fora do estado. Além disso, um produto deve constar os dados de rastreabilidade, essas informações devem ser inseridas na NF-e de Venda para Entrega Futura, e no momento que a entrega for consolidada, o sistema pegará essas informações para utilizar na NF-e de entrega.
Para não gerar impacto no processo de Entrega Futura, o cancelamento de uma NF-e só poderá ser feito se não existir nenhuma entrega vinculada a ela. Caso surja, quando usuário tentar cancelar a NF-e, seja pela tela de Saídas ou pelo Gerenciador, será exibida a seguinte mensagem:
Para cancelar esta venda, primeiramente é necessário cancelar ou excluir todas as entregas vinculadas a ela, para depois conseguir cancelar a NF-e de Venda para Entrega Futura. Já o cancelamento de Entregas ocorrerá normalmente pela tela de Saídas ou pelo Gerenciador de Notas Fiscais.
Quando uma saída referente à entrega é cancelada, o sistema decrementa a quantidade entregue da nota de venda para Entrega Futura baseado na quantidade entregue da nota de Entrega que foi cancelada. Assim, será possível lançar uma nova entrega para substituir a que foi cancelada. Caso não seja mais possível fazer o cancelamento de uma NF-e de venda para Entrega Futura ou de entrega, para anular a movimentação, deve ser feito o processo de devolução. Também, se o documento de venda para Entrega Futura ou o documento de entrega não corresponderem a uma NF-e (for um modelo diferente), para cancelar as movimentações, os lançamentos podem ser excluídos, ou então pode ser feito o processo de devolução.
Para que o usuário possa visualizar os relatórios de entrega futura, primeiro, o acesso deverá ser liberado ao usuário no Cadastro de Perfis de Usuários. Dentro do perfil escolhido para ter acesso, é preciso ativar a opção para liberar os relatórios, esta opção pode ser acessada através do seguinte caminho: Relatórios > Marcar a opção Entregas como na imagem abaixo:
Após reiniciar o sistema, a opção aparecerá para o usuário em Relatórios > Entregas.
Neste relatório é possível visualizar um resumo de todas as vendas para Entrega Futura e seus respectivos dados. Os filtros disponíveis para este relatório:
Filtro | Descrição |
---|---|
Número | Filtra pelo número do documento |
Emissão | Filtra pela data de emissão, sendo possível escolher mais de um período |
Previsão | Filtra pela previsão de entrega informada na venda para Entrega Futura |
Destinatário | Filtra pelo destinatário da venda |
Status | Exibe por status de venda |
Operação | Exibe pela operação do documento |
Localidade | Exibe pelo local de venda |
O relatório é exibido desta maneira ao visualizar no sistema:
Neste relatório é possível visualizar todas as entregas com status de AGUARDANDO e suas respectivas datas de entrega. Os filtros disponíveis para este relatório:
Filtro | Descrição |
---|---|
Condutor | Filtra pelo condutor |
Veículo | Filtra por veículo |
Data de entrega | Filtra pela data de entrerga, sendo possível escolher mais de um período |
Localidade | Exibe pelo local de entrega |
Status | Exibe por status de venda |
Operação | Exibe pela operação do documento |
Rota | Exibe por rota |
Responsável | Exibe o responsável pela entrega |
Destinatário | Filtra pelo destinatário da venda |
O relatório é exibido desta maneira ao visualizar no sistema:
Este relatório é responsável por exibir um recibo de entrega informando que aquela venda foi entregue e exibe o(s) item(s) entregue(s). Os filtros disponíveis para este relatório:
Campo | Descrição |
---|---|
Entrega | É um filtro obrigatório, e exibe todas as entregas consolidadas, para ser impresso o recibo ao visualizar o relatório |
O relatório é exibido desta maneira ao visualizar no sistema:
Este relatório exibe os produtos de uma(s) determinada(s) venda(s) para Entrega Futura selecionada(s). Os filtros disponíveis para este relatório:
Filtro | Descrição |
---|---|
Data consolidação | Exibe a data que a carga foi consolidada |
Data entrega | Exibe a data que a carga foi entregue |
Quantidade entregue | exibe a quantidade entregue, podendo ser filtrado entre valores específicos |
Departamento | Filtra por departamento do produto |
Rota | Exibe por rota |
Localidade | Exibe pelo local de venda |
Operação | Exibe pela operação do documento |
Cliente | Exibe pelo cliente |
Consolidadas | Pode ser selecionado entre todas e por vendas consolidadas ou não |
Emissão | Filtra pela data de emissão, sendo possível escolher mais de um período |
O relatório é exibido desta maneira ao visualizar no sistema:
Este relatório exibe por dados do destinatário, valores e meio de pagamento as entregas selecionadas, além de possuir um cabeçalho para preenchimento mais detalhado. Os filtros disponíveis para este relatório:
Filtro | Descrição |
---|---|
Data consolidação | Exibe a data que a entrega foi consolidada |
Rota | Exibe por rota |
Localidade | Exibe pelo local de venda |
Cliente | Exibe pelo cliente |
Consolidada | Pode ser selecionado entre todas e por vendas consolidadas ou não |
Entrega Emissão | Exibe por data de emissão da entrega |
Operação | Exibe pela operação do documento |
O relatório é exibido desta maneira ao visualizar no sistema: