Este manual tem por objetivo orientar o Suporte Eagle e as revendas na integração entre o Eagle Gestão e o Demander. Este é um sistema que pode ser utilizado por vendedores externos ou seja, aplicação Força de Vendas e representantes comerciais para a emissão de pedidos em smartphones ou tablets. O aplicativo baixado na Play Store do Google vem com acesso a uma versão de demonstração, com clientes e produtos fictícios para simulação de pedido. Para baixar na Play Store basta pesquisar por Demander.
Demonstração do Demander
Os aparelhos e sistemas operacionais aptos a executar o sistema devem seguir as seguintes especificações:
Com base no Layout de Integração Oficial do Demander Força de Vendas disponilizados nos canais oficiais do Demander a presente integração contempla o envio e busca das seguintes informações.
Layout Demander | Integração Eagle Gestão | Importante | Tipo de Integração |
---|---|---|---|
02_VENDEDOR | Vendedores | Serão enviados somente os vendedores marcados para sincronizar com o força de vendas. | Envio |
03_CIDADE | Localidades | Envio | |
04_CONDICAO_PAGAMENTO | Planos de Pagamento | Envio | |
05_FILIAL_UNIDADE | Empresa | Envio | |
06_FORMA_PAGAMENTO | Meios de Pagamento | Serão enviados como ativos os meios de pagamentos marcados para sincronizar com o força de vendas. | Envio |
07_GRUPO_PRODUTO | Subgrupos de Produto | Envio | |
09_TABELA_PRECO | Tabelas de Preço | Envio | |
10_STATUS_PEDIDO | Orçamentos | Serão enviados os status Abertos e Faturados. | Envio |
13_ITENS_TABELA_PRECO | Produtos das Tabelas de Preço | Envio | |
15_PRODUTO | Produtos | Produtos não marcados para enviar para o força de vendas irão como inativos. | Envio |
16_PEDIDO e 17_PEDIDO_ITEM | Orçamentos | Busca | |
18_CLIENTE | Clientes | Serão enviados clientes com CPF/CNPJ vinculados a rotas e vendedores marcados para sincronizar com o força de vendas. A integração não contempla sincronização de alteração de clientes no Demander Web. | Ambos |
19_TITULO_FINANCEIRO | Contas a Receber | Títulos de clientes sem CPF/CNPJ não serão sincronizados. | Envio |
20_ROTA_ROTEIRO_VISITA e 21_CLIENTES_ROTA | Rotas | Serão enviadas rotas vinculadas a clientes com CPF/CNPJ e vendedores marcados para sincronizar com o força de vendas. | Envio |
22_ATUALIZAR_STATUS_PEDIDO | Orçamentos | Será enviado um comando para atualizar o status do orçamento para Aberto ou Faturado. | Envio |
27_FATURAMENTO | Orçamentos | Serão enviadas informações de faturamento dos orçamentos. | Envio |
42_TRIBUTACAO | Tributação de produtos | Para empresas que precisam calcular IPI e ICMS ST deverá Habilitar módulo de cálculo de impostos (IPI e ICMS ST). | Envio |
Todos os cadastros cujo tipo de integração é ENVIO devem ser feitos exclusivamente no Eagle Gestão. Se forem feitos no Demander serão sobrescritos quando ocorre envio de dados para o web service.
O cadastro de clientes pode ser feito no Eagle Gestão ou no Demander.
Para habilitar um vendedor a realizar vendas pelo Demander vá em Cadastros / Funcionários / Cadastros de Funcionários / Integração.
Uma vez marcado que o vendedor será sincronizado esta operação não poderá mais ser desfeita. A inativação do vendedor poderá ser feita normalmente.
Caso vendedor não tenha e-mail cadastrado o sistema exigirá que seja informado.
Caso seja permitido venda para todos os clientes, e a empresa deseje alterar para que os vendedores realizem vendas apenas para a rota marcada, deve ser feita a desmarcação da opção 3 citada a cima e feito o procedimento descrito Aqui. Em seguida o vendedor deve sair do aplicativo no celular e fazer o acesso novamente.
Para habilitar um meio de pagamento no momento do pedido no Demander vá em Cadastros / Financeiro / Cadastro de Meios de Pagamento / Integração.
Caso não queira que um meio de pagamento conste como ativo no Demander Web desmarque esta opção.
Para cadastrar planos de pagamento que serão solicitados no momento do pedido no Demander vá em Cadastros / Financeiro / Planos de Pagamento.
No exemplo acima foi cadastrado um plano de pagamento a vista. A seguir será mostrado um plano de pagamento para representar uma regra para 30/60/90 dias.
Para melhor entendimento logo abaixo será exemplificado mais possibilidades de planos de pagamentos.
Plano | Dias Primeira Parcela | Dias Entre Parcelas | Número de Parcelas |
---|---|---|---|
A Vista | 0 | 0 | 1 |
7 Dias | 7 | 0 | 1 |
7/14 Dias | 7 | 7 | 2 |
7/14/21 Dias | 7 | 7 | 3 |
30 Dias | 30 | 0 | 1 |
30/60 Dias | 30 | 30 | 2 |
30/60/90 Dias | 30 | 30 | 3 |
30/45/60 Dias | 30 | 15 | 3 |
A combinação de Meios de Pagamento com Planos de Pagamento que fará a geração do financeiro do cliente ao importar pedidos do Demander Web.
Para cadastrar rotas que são obrigatórias no cadastro de clientes para a sincronização ao Demander vá em Cadastros / Logística / Cadastro de Rotas.
Para vicular um vendedor e uma rota vá em Cadastros / Clientes / Cadastro de Clientes / Relacionamento.
Clique em Alterar;
O cadastro de clientes só será sincronizado do Eagle Gestão para o Demander, caso esteja vinculado Rota e Vendedor.
Para cadastrar uma nova empresa acesse o Demander Web / Empresas
Clique em Novo e preencha os dados da empresa
Para configurar uma nova empresa acesse o Demander Web / Configurações da Empresas
Após selecionar uma empresa clique em editar
O Token será utilizado para ativação do integrador instalado no servidor do cliente e será reconhecido somente após clicar em Atualizar.
Para trabalhar com promoções é necessário habilitar o acesso a manipulação de preços pelo cliente. Para ativar uma promoção para um produto consulte a documentação oficial do demander: Promoção de Produtos
Para limitar o horário que os vendedores sincronizem pedidos pesquise pelo tipo de configuração Sincronização do representante na aba Configurações Adicionais nas configurações das empresas.
Estas configurações adicionais devem ser utilizadas somente quando o comportamento da instalação padrão não atender o cliente e alguma configuração contemplar este comportamento. Caso contrário não deve ser alterado os parâmetros desta aba.
Uma configuração muito importante que irá refletir no faturamento dos pedidos vindos do Demander no Eagle Gestão é a definição dos tipos de pedido. Cada empresa pode definir os tipos de pedido de acordo com a sua necessidade. Os mais comuns são Pedido, Troca e Bonificação.
Para cadastrar ou alterar um Tipo de Pedido acesse o Demander Web / Tipos de Pedido
Para que o faturamento aconteça corretamente, cada tipo de pedido deverá estar com o seu código igual ao código de uma operação no Eagle Gestão. Este código pode ser informado na criação de um novo tipo de pedido ou até mesmo na alteração de um existente.
Caso a empresa utilize somente um tipo de pedido por exemplo os outros poderão ser inativados;
Para inativar um tipo de pedido clique em Editar e desmarque a opção Ativo;
Para disponibilizar acesso do Demander Web ao cliente é necessário criar um grupo de usuário somente com as funcionalidades compatíveis com a integração do Eagle Gestão.
Para criar ou alterar um grupo de usuário acesse o Demander Web / Grupos de Usuário
Após criar um grupo de usuário associe o grupo a um usuário existente após a sincronização ou cadastre um novo usuário para este acesso.
Módulo | Permisão | Funcionalidade |
---|---|---|
B.I | Consulta gerencial - Financeiro | Gerencial |
B.I | Consulta gerencial - Vendas | Gerencial |
B.I | Consulta gerencial - visita sem venda | Gerencial |
Cadastros | Clientes | Cadastro de Clientes |
Cadastros | Comissão | Comissão |
Cadastros | Desconto pelo valor do pedido | Pedidos |
Cadastros | Motivos visita sem venda | Pedidos |
Cadastros | Não esquecer produto | Pedidos |
Cadastros | Níveis da perspectiva da meta | Meta |
Cadastros | Níveis de comissão | Comissão |
Cadastros | Pedidos | Pedidos |
Cadastros | Perspectiva da meta | Meta |
Cadastros | Preços do produto | Pedidos |
Cadastros | Valor da meta | Meta |
Consultas | Ações de venda | Meta |
Consultas | Avaliação de metas x faturamento por vendedor | Meta |
Consultas | Comissão de representantes | Comissao |
Consultas | Consulta não esquecer produto | Pedidos |
Consultas | Consulta visita sem venda | Pedidos |
Consultas | Vendedores que sincronizaram mês passado | Pedidos |
Relatórios | Todos | Gerencial |
Utilitários | Envio de Zip de Fotos | Pedidos |
Para nenhum usuário deve ser dada permissão de excluir registros.
Caso alguma permissão não contida nesta tabela esteja ativada em caso de suporte será cobrado hora técnica.
Para que seja liberado o Cadastro de Clientes no Demander Web e no aparelho deve ser conferido se os campos que são obrigatórios no cadastro de clientes do Demander são os mesmos que são exigidos no Eagle Gestão;
Para configurar a obrigatoriedade de campos para clientes acesse Demander Web / Obrigatoriedade de Campos
Campo Demander | Campo Descrição | Campo Gestão | Obrigatoriedade |
---|---|---|---|
actClienteCad.edtBloqueado | Bloqueado | Não Integrado | Impedir Alteração |
actClienteCad.edtEnderecoEntrega | Endereco Entrega | Não Integrado | Oculto |
actClienteCad.edtGrupoDesconto | Grupo Desconto | Não Integrado | Oculto |
actClienteCad.edtPercentualDescontoMaximo | Percentual Desconto Maximo | Não Integrado | A critério |
actClienteCad.edtSegmentosRelacionados | Segmentos Relacionados | Não Integrado | Oculto |
actClienteCad.edtStatus | Status | Não Integrado | Oculto |
actClienteCad.edtTitulos | Titulos | Não Integrado | A critério |
actClienteCad.edtVendedor | Vendedor | Vendedor | Obrigatório |
actClienteCad.edtVendedoresRelacionados | Vendedores Relacionados | Não Integrado | Impedir Alteração |
actClienteCad.timeline | Timeline | Não Integrado | A critério |
Ativo | Ativo | Inativo | Impedir Alteração |
Bairro | Bairro | Bairro | Obrigatório |
Campos Latitude e Longitude | Campos Latitude e Longitude | Não Integrado | A critério |
CEP | CEP | CEP | Obrigatório |
CheckinDias | CheckinDias | Não Integrado | A critério |
CheckinRaio | CheckinRaio | Não Integrado | A critério |
Cidade | Cidade | Localidade | Obrigatório |
CNPJ | CNPJ | Não Integrado | Obrigatório |
CodFaixaFrete | CodFaixaFrete | Não Integrado | Oculto |
Complemento | Complemento | Complemento | A critério |
Condição de Pagamento | Condição de Pagamento | Não Integrado | A critério |
CondicoesAdicionais | CondicoesAdicionais | Não Integrado | A critério |
Contato | Contato | Contato | A critério |
Contatos | Contatos | Não Integrado | Oculto |
CPF | CPF | CPF/CNPJ | Obrigatório |
CPF/CNPJ | CPF/CNPJ | CPF/CNPJ | Obrigatório |
Data de Nascimento | Data de Nascimento | Nascimento/Fundação | A critério |
E-mail Comprador | E-mail Comprador | A critério | |
E-mail Financeiro | E-mail Financeiro | Não Integrado | Oculto |
E-mail Nfe | E-mail Nfe | Não Integrado | Oculto |
Endereço | Endereço | Endereço | Obrigatório |
Endereço de entrega | Endereço de entrega | Não Integrado | Oculto |
Filial/Unidade | Filial/Unidade | Não Integrado | Oculto |
Forma de Pagamento | Forma de Pagamento | Não Integrado | A critério |
IE | IE | RG/IE | Obrigatório |
Inscrição Estadual Pessoa Física | Inscrição Estadual Pessoa Física | Não Integrado | Oculto |
Intervalo de Visita | Intervalo de Visita | Não Integrado | A critério |
Lista de Preço | Lista de Preço | Não Integrado | A critério |
Nome Fantasia | Nome Fantasia | Apelido/Nome Fantasia | Obrigatório |
Número | Número | Número | Obrigatório |
Número CRO | Número CRO | Não Integrado | Oculto |
Observação | Observação | Observações | A critério |
Razão Social | Razão Social | Nome/Razão Social | Obrigatório |
Redespacho | Redespacho | Não Integrado | Oculto |
RG | RG | Não Integrado | Oculto |
Segmento | Segmento | Não Integrado | Oculto |
Telefone 1 | Telefone 1 | Telefone1 | Obrigatório |
Telefone 2 | Telefone 2 | Telefone2 | A critério |
Tipo de Cliente Tributário | Tipo de Cliente Tributário | Não Integrado | Oculto |
Tipo de pessoa | Tipo de pessoa | Não Integrado | Oculto |
Tipo de Pessoa | Tipo de Pessoa | Tipo de Pessoa | Obrigatório |
Transportadora | Transportadora | Não Integrado | Oculto |
Caso seja ativado algum campo Não Integrado/A Critério os mesmos refletirão apenas no Cadastro de Clientes do Demander Web.
Os campos Não Integrado/Oculto não poderão ser habilitados em hipótese alguma.
Para que seja liberado o cadastro de pedidos no aparelho e no Demander Web deve ser conferido se os campos que são obrigatórios no cadastro de pedidos do Demander são os mesmos que são exigidos no Eagle Gestão;
Para configurar a obrigatoriedade de campos para pedidos acesse Demander Web / Obrigatoriedade de Campos
Campo Demander | Campo Gestão | Obrigatóriedade |
---|---|---|
Cancelado | Não integrado | A critério |
Condição de Pagamento | Integrado | Obrigatório |
Endereço de cobrança | Não integrado | Oculto |
Endereço de entrega | Não integrado | Oculto |
Endereço de faturamento | Não integrado | Oculto |
Enviar pedido na próxima sincronização | Não integrado | A critério |
Filial/Unidade | Não integrado | Oculto |
Forma de Pagamento | Forma de Pagamento | Obrigatório |
Observações Internas | Não integrado | A critério |
Observações para o Cliente | Observações do Orçamento | A critério |
Ordem de Compra | Não integrado | Oculto |
Previsão de Entrega | Não integrado | A critério |
Redespacho | Não integrado | Oculto |
Romaneio | Não integrado | Oculto |
Status do pedido | Abertos ou Faturados | Impedir Alteração |
Tipo de Frete | Não integrado | Oculto |
Tipo de Pedido | Operação | Obrigatório |
Tipo de desconto | Não integrado | Oculto |
Transportadora | Não integrado | Oculto |
Valor Frete | Não Integrado | Oculto |
Caso seja ativado algum campo Não Integrado/A Critério os mesmos refletirão apenas no Cadastro de Pedidos do Demander Web.
Os campos Não Integrado/Oculto não poderão ser habilitados em hipótese alguma.
O sincronizador do Demander é uma API utilizada tanto para fazer o envio de informações cadastrais do Eagle Gestão para o Demander Web quanto para busca de Pedidos e Clientes cadastrados do Demander Web para o Eagle Gestão.
Antes de começar as configurações crie um alias chamado DEMANDER para que o sincronizador consiga buscar e gravar informações. Este alias deve apontar para o mesmo banco de dados configurado no LocalConf.
Para instalar e configurar o sincronizador baixe a versão compatível com a versão instalada no cliente. Ao baixar o sincronizador inicie a instalação obrigatoriamente no mesmo SERVIDOR onde se encontra o banco de dados do Eagle Gestão.
Caso o Java ou o Firewall do windows solicite permissão de acesso clique em Permitir.
Após instalação do sincronizador com sucesso o próximo passo será a primeira sincronização do Eagle Gestão para o Demander Web.
Após realizado com atenção todos os passos anteriores, o sincronizador estará pronto para enviar as informações para o Demander Web e a empresa iniciar os trabalhos.
A primeira sincronização poderá demorar um pouco pois será enviado para o Demander Web os cadastros de Vendedores, Cidades, Formas de Pagamento, Planos de Pagamento, Grupos de Produtos, Tabelas de Preço, Produto, Clientes, Contas a Receber, Rotas e Tributação.
Após as primeira sincronização só serão enviados novos cadastros e cadastros alterados.
Caso seja necessário por algum motivo enviar uma carga total de dados ao Demander Web deverá ser retroagida a Data da ultima busca no ERP .
Baixando e ativando o aplicatido do Demander no Android.
Para que seja habilitado o uso do Saldo Flex, ou seja a utilização de uma verba gerada pelos Acréscimos e ou Descontos em pedido é necessário habilitar no Demander Web a configuração Tornar visível o botão Saldo Flex no Demander mobile em Configurações adicionais da empresa.
Desta forma ao realizar um Pedido é calculado automaticamente o Saldo Flex bloqueado. Na sincronização este é enviado ao ERP tornando disponível assim que seja faturado os pedidos que geraram a verba.
O Saldo Flex somente ficará disponível após o Pedido ser Faturado o ERP e sincronizado para o Demander novamente.
Para que seja calculado o Peso Líquido e Bruto dos produtos nos pedidos é necessário habilitar no Demander Web a configuração Calcular peso liquido e peso bruto no pedido em Configurações adicionais da empresa.
Desta forma ao realizar um Pedido é calculado automaticamente o peso líquido e bruto dos produtos nos pedidos e enviado ao ERP.
Devido a algum problema na Sincronização do Demander pode ocorrer de não enviar todos os dados de clientes, produtos e outros ou ainda ser necessário reenviar todos os dados realizando uma sincronização total.
Esse procedimento visa o bloquear o desconto a nivel de pedido no celular, deixando apenas desconto nos itens. Para isso deve ser feito acesso ao demander web, e feito acesso ao cadastro da empresa:
Editar os dados da empresa e depois acessar a aba pedidos:
Um pouco mais abaixo existirá uma opção que permite a habilitação do desconto, para que seja removido o desconto a nivel de pedido deve ser feita a desmarcação da opção.