Boas Práticas de Escrita

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Falaremos nessa página das boas práticas para criação de um texto na Base de Conhecimento. Essas práticas são importantes para manter a informação inserida bem organizado na Base de Conhecimento e também ranquear de forma adequada nos buscadores, além de melhorar a acessibilidade.

Sobre texto copiado de outra fonte

É comum copiarmos algum trecho de texto ou vários trechos de alguma outra fonte como Word ou Websites. Neste caso pode acontecer de alguma formatação vim junto quando colado o trecho aqui na Base de Conhecimento. O recomendado é sempre limpar essa formatação e formatar direto na plataforma usando a formatação markdown. Um caso muito comum são as listas no qual é copiado os caracteres de tópicos. Limpe esses caracteres e use a formatação adequada.

Títulos nas imagens

Toda imagem que for inserida no texto deverá ser preenchido um título explicando brevemente o que há na imagem. Esse título deverá se colocado entre as tags [];

Inserção de Categorias e Tags

A categoria na Base de Conhecimento será um ítem obrigatório para facilitar o sistema de busca interno. Obs: As categorias deverão sempre ser o nome da página Pai imediata, ou seja, se existir uma página onde a pai está imediatamente acima dela, então a sua categoria será o nome de seu pai. Se essa página for pai de uma outra, essa filha também deverá ter a categoria com o nome de seu ancestral. As tags não serão obrigatórias, mas são importantes também para melhorar o sistema de busca interno e facilita a busca de páginas relacionadas. Deverão ser inseridas no máximo 3 tags por página.

Preenchimento do campo Metadado

Não é uma prática obrigatória, mas para as páginas que forem públicas é interessante preencher para que os sistemas de busca ranqueiam mais rapidamente e facilite a busca pelo usuário que estiver buscando pela solução.

Títulos nas Páginas

O título da página será sempre renderizado como nível 1(H1). De acordo com boas práticas SEO(Práticas de Otimização de Pesquisa), não poderá existir mais de um título de nível 1 na página. Com isso os título imediatos que deverão ser usados é o de nível 2(H2), podendo ser usado quantos quiser. Na Base de Conhecimento é recomendado que coloque esses títulos como cabeçalho principal dos diversos assuntos discutidos em uma página de documentação e os outros níveis, seguir uma ordem consecutiva para os subassuntos do principal. Se for habilitar o menu lateral para a página, recomenda-se que use sempre o filtro de nível 2(H2).

Inserir caminho de pasta, códigos em linha e nome de arquivo específico

Para informar esses casos específicos dentro de um texto/documentação é recomendado usar a formatação para marcar código. Isso manterá um padrão entre tudo escrito na Base de Conhecimento. Ex: se precisa informar um caminho deverá ficar da seguinte forma: Raiz/Pasta Pai/Pasta Filha/arquivo.pdf, use sempre a separação entre as pastas o caractere /. Se quiser informar um código <span></span> ou informar um nome de arquivo específico teste-de-arquivo.docx.

Uso do itálico e negrito

É recomendado que use o itálico somente para palavras e nomes estrangeiros, siglas e nomes de ferramentas ou softwares. Ex: para a palavra The New Yourk Times, a sigla IPI(Imposto sobre Produto Industrializado) e Microsoft Word coloque sempre em itálico. Fora esses casos poderá usar o negrito para qualquer termo ou frase que deseja destacar no texto/documentação.

sintaxe boas práticas padrões
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