O erro 12030 acontece quando o servidor da UF está inativo ou inoperante e/ou devido a conexão com o servidor ter sido redefinida ou encerrada, ou um protocolo SSL incompatível encontrado.
Em São Paulo no dia 02 de agosto de 2018, foi desativado o protocolo de comunicação SSL estando ativo somente o TLS 1.2. O erro acontece devido o sistema operacional do computador, o Windows está desatualizado, o Net Framework desatualizado, configurações de opções da internet e ainda configuração do ambiente da NF-e. Para a resolução deste erro será necessário realizar a atualização de alguns pacotes do Windows, Net Framework e configurações da internet e ambiente da NF-e. Passo a Passo:
OBS: Baixar os arquivos referente a versão do sistema operacional.
1- Baixar e atualizar o Internet Explorer para a versão 11 (não precisa reiniciar a máquina);
2- Baixar e atualizar o pacote KB2992611;
3- Baixar e atualizar o pacote KB3140245;
4- Reiniciar a máquina;
5- Baixar e atualizar o Net Framework para a versão 4.6.2, pacote KB3151802;
6- Reiniciar a máquina;
7- Configurar a opção de internet no Internet Explorer 11, como mostrado a seguir:
8- Configurar o ambiente da NF-e, no Eagle Gestão, como mostrado na imagem:
Para resolução deste erro nos demais estados é necessário configurar as opções da internet no Internet Explorer e ainda alterar as configurações do ambiente de emissão da Nota fiscal Eletrônica. Passo a Passo:
1- Configurar a opção de internet no Internet Explorer 11, como mostrado a seguir:
2- Configurar o ambiente da NF-e, no Eagle Gestão, como mostrado na imagem:
3- Reinciar o computador