Como resolver a rejeição 778: Informado NCM inexistente

| 1 minuto

Causa

Ao tentar emitir uma NF-e o sistema pode retornar a Rejeição 778: Informado NCM inexistente quando o NCM informado em um ou mais itens na sua operação não existe mais ou está incorreto.

Como resolver

Consultar o NCM na tabela disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC para confirmar a existência do Código NCM que foi informado. Pode ocorrer em alguns casos do código informado ser identificado como válido mesmo tendo retornado o erro 778. Neste caso é recomendo entrar em contato com a Sefaz, pois pode tratar-se de um problema no Ambiente Autorizador da NF-e.

Porém, na maioria dos casos, realmente não existe o código informado e é necessário identificar outro código NCM existente e que melhor se enquadre na sua operação. Para realizar a consulta e verificar todos os Códigos NCM disponíveis, acesse o endereço a seguir, que possui os códigos agrupados por categoria:

Após identificar o código correto, acesse o Cadastro do produtos e corrija os códigos. Para alterar os cadastros vá em: Cadastro de Produtos -> Tributação -> NCM

Cadastro de produtos

Cadastro de produto - NCM

Consulta NCM

Consulta de NCM

Busque o código correto através da pesquisa que pode ser facilitada com o Filtro de pesquisa. Salve as alterações feitas no cadastro dos produtos e refaça a NF-e.

Clarice Karla Rodrigues rejeição ncm inexistente
Este artigo ajudou você?
 0
 0