Como instalar impressora fiscal através de USB?

| 2 minutos

A maioria dos ECF vendidos hoje em dia vem com uma porta USB. Essa interface se faz necessária porque a maioria dos computadores atuais não vem mais com as portas seriais (interfaces de comunicação entre as impressoras fiscais e o PC), que são interfaces antigas e pouco utilizadas pelo público em geral. Como as impressoras fiscais foram projetadas para comunicar através da interface serial, as fabricantes que vendem os ECF com porta USB disponibilizam um driver para que seja emulada uma porta serial no sistema operacional e dessa forma o PAF-ECF comunicar com o ECF. As instalações dos drivers podem ter alguma particularidade em relação ao fabricante, mas o resultado final é sempre o mesmo: criar (emular/simular) uma porta serial no gerenciador de dispositivos. Algumas instalam a porta fixa no gerenciador e outras instalam um assistente de configuração. Para usar ECF através de USB, o driver deve ser baixado na Base de conhecimento dentro da pasta de ferramentas. O procedimento deve ser seguido de acordo com o assistente de instalação. Antes de começar a instalação, você deve conferir se já há alguma porta COM no gerenciador de dispositivos, para ser capaz de identificar a criada para seu ECF. Na figura abaixo, nota-se que o computador possui uma porta serial, a COM1. Logo a instalação do driver vai criar uma COM2, COM3 ou qualquer outra COM, e você pode escolher qualquer uma, exceto a COM1 que já estava no computador.

  1. Acesse o gerenciador de dispositivos. Seleção de porta COM A instalação do driver da Bematech cria uma porta COM que deve ser acessada e configurada da seguinte maneira:
    Configuração porta COM

    A instalação da Daruma já cria a porta COM devidamente configurada, não precisando mexer em nada, você só precisa acessar o gerenciador de dispositivos e identificar o número da porta COM criada, como na imagem abaixo:

    Após instalar o driver de USB e fazer a configuração, se necessária, você deve identificar a porta serial criada. No LOCALCONF do Eagle PDV a configuração não difere se a impressora está conectada em USB ou serial, de forma que você deve saber a porta criada. Na Figura 2, o ECF Bematech está na COM4, na figura 3, o ECF Daruma está na COM3. OBS 1: verificar se a fabricante disponibiliza manual para o procedimento. Se sim, baixá-lo e acompanhar seu passo-a-passo. OBS 2: Trocar o ECF da porta USB que foi configurada pode perder a porta COM que foi emulada e consequentemente parar o funcionamento da emissão de cupons fiscais.

Para evitar possíveis perdas de conexão o ideal é que a impressora seja instalada por porta SERIAL.

Este artigo ajudou você?
 3
 1