Acessar o módulo Fiscal > SPED Fiscal
O assistente de geração do SPED Fiscal abre direto no passo 2, como mostra a figura abaixo:
Em código da finalidade do arquivo, você seleciona 0 (zero) se for o primeiro arquivo do período ou 1 (um) se for arquivo de correção.
As demais opções selecionadas variam de acordo com o regime e situação tributária da empresa. Para marcar essas opções a contabilidade do contribuinte deverá ser consultada.
Na tela do Passo 3 é onde são definidos os blocos do Sped que serão gerados e também é nessa tela onde você executa a geração.
Com exceção dos blocos 0 e 9, que são gerados por padrão, os demais blocos devem ser informados pela contabilidade, pois também variam de acordo com a situação da empresa junto ao fisco (ramo, regime fiscal, etc).
Após definir os blocos a serem gerados, você deve especificar o período (mês e ano) da apuração, como mostrado dentro dos retângulos amarelos.
Em destino você define a pasta onde será salvo o arquivo. Você pode colar o caminho no campo arquivo ou clicar no botão indicado pela seta vermelha e pesquisar pela pasta a ser utilizada.
Definidas todas as configurações, você deve mandar GERAR. O processo pode ser demorado, dependendo da quantidade de dados armazenados pelo sistema.
Ao fim da geração, será exibida uma mensagem para abrir o validador do sped. Caso seja o primeiro sped gerado no sistema, você será oferecido a opção de pesquisar pelo executável do validador
Em caso de algumas inconsistências em entradas ou saídas, a tela do Passo 1 pode ser utilizada. Você escolhe a correção que deseja, seleciona o período e manda processar. Após o processamento que pode ou não demorar, você deve gerar o sped novamente.