Configuração do módulo de Manifestação do Destinatário
A manifestação do destinatário permite ao destinatário da Nota Fiscal Eletrônica manifestar-se sobre a sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal.
A Manifestação do Destinatário é acessada no sistema através do seguinte caminho: FISCAL → MANIFESTACAO DESTINATARIO.
A seguir temos as configurações básicas que precisam ser feitas para realizar a utilização do MDE, certifique-se de que o Eagle Gestão do cliente esteja na VERSÃO 2022.009 OU SUPERIOR .
A configuração para a utilização do Módulo de Manifestação Destinatário, começa com a configuração do certificado digital do cliente no Eagle Gestão. Para configurar o certificado no sistema após instalação do certificado na maquina deve ser feito acesso ao seguinte caminho do sistema: SISTEMA → CONFIGURAÇÕES → FISCAL → GERAL.
Após configuração do certificado deve ser configurado o NSU na tela do sistema. O NSU é o Número Sequencial Único é gerado pela Sefaz para os interessados nos Documentos Fiscais (emitentes, destinatários, transportadores e terceiros). A partir dele é possível que esses interessados tenha acesso a Eventos, Resumo de NF-es e NF-es Completas.
Para verificar o NSU do cliente e ou atualizado na tela do passo 2, é preciso acessar o módulo de MDe e realizar uma consulta que irá gerar um log na pasta de XML (C:\Program Files (x86)\Eagle\Eagle Gestao\NFE) de notas fiscais eletrônicas.
Dentro da pasta mais recente de XML deve ser verificado o arquivo mais recente com o seguinte nome: 20220804092923-dist-dfe-soap, como pode ser visto na imagem abaixo:
O problema ainda persiste? Algumas Situações
Para que o MDe funcione corretamente as funções de NFe devem estar funcionando corretamente, caso ocorram problemas de comunicação na tela do Manifesto similar a tema de NFe, deve ser realizado o seguinte procedimento do FAQ COMUNICAÇÃO NFE.
O erro acima também pode ser solucionado colocando as configurações de NF-e nas configurações do sistema como na imagem abaixo.
Caso a contabilidade do cliente ou o cliente utilize algum outro programa que faça a consulta das Notas Fiscais do cliente, podem ocorrer erros de consumo indevido. Nesse caso o cliente tem que escolher se irá fazer uso na contabilidade ou na sua maquina, o sistema não funciona em mais de um local.
Pode ser preciso fazer algumas consultas no manifesto para que os dados sejam retornados para o módulo, pois a Receita Federal pode limitar o retorno das NF-es a serem manifestas.