Certificado inválido na emissão de NFC-e e NF-e

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Alguns clientes ao tentarem transmitir documentos fiscais têm recebido a mensagem de que O certificado fornecido não é válido ao se comunicar com a SEFAZ. Este problema pode ser resolvido seguindo o passo-a-passo descrito abaixo.

Solucionando o caso

1º - Feche o Sistema Eagle Gestão ou Pdvexpresso, ou sua aplicação que utiliza no momento. Se você está utilizando certificado A3, remova ele da porta USB.

2° - Vá em executar, digite, certlm.msc, para abrir a interface de certificados, caso esse comando não funcione, utilize o certmgr.msc.

3° - Exclua todos os certificados das pastas "Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis" e "Autoridade de Certificação de Raiz de Terceiros".

Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis

Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis

Autoridade de Certificação de Raiz de Terceiros

Autoridade de Certificação de Raiz de Terceiros

4º - Ainda na listagem de certificados, aperte F5 para atualizar a página, e remova qualquer novo certificado que aparecer, repita esse processo algumas vezes, até que retorne sempre vazio.

5° - Faça o download do instalador de cadeias.

6° - Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe.

7º - Clique em Instalar, e aguarde até que o processo seja finalizado.

8° - Configurações de Opções de Internet

As configurações de opções da internet podem seguir esse padrão caso ainda encontre problemas com a comunicação Cliente-Sefaz.

Opções da internet

Opções da internet

9° - As configurações de SLL devem ser conferidas também no seu ERP, acessando o menu Sistemas > Configurações > Fiscal > Configurações DF-e. Existem diversas combinações para essa conexão, por padrão utilizamos a configuração abaixo e você pode testá-la em seu ambiente.

Configurações Dfe

Configurações Dfe

10° - Teste novamente a comunicação com a SEFAZ. consultando o status do serviço na tela de saídas ou no localconf do pdvexpresso.

O campo SSLType deve ser alterado para LT_TLSv1_2 nos clientes que possuem o Sistema Operacional Windows 7. É obrigatório que se tenha o service pack 1 instalado e o windows atualizado.

Caso ainda não funcione, vá em opções da internet, na aba avançadas, desabilite as configurações:

  • Avisar quando houver incompatibilidade de endereços de certificado.
  • Verificar revogação de certificados do servidor.
  • Verificar se há assinaturas em programas baixados
  • Verificar se há certificados revogados do fornecedor.

Salve, reinicie a máquina, e teste novamente.

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