O acerto de estoque através de entradas, é uma maneira que se é permitido zerar todos os produtos de uma Empresa e começar com o estoque correto de acordo com a quantidade física, através da contagem manual e entrando manualmente por nota de entrada, sendo que essa contagem dos produtos é de responsabilidade da Empresa.
Para se fazer o processo de zerar o estoque, deve ser estritamente em conformidade com a contabilidade, sem a autorização não deve-se prosseguir com esse procedimento.
Passos para realizar a configuração da operação de Acerto de estoque!
O Primeiro passo, depois dos produtos zerados, conforme mostrado no processo de Contagem de Estoque , consiste , em configurar uma operação, de entrada com algumas especificações em seu cadastro.
Tela de aba Geral:
Deve ser Criada uma operação com Descrição: “acerto de estoque"
Natureza da Operação “ acerto de estoque “
Tipo de operação deve ser uma operação de entrada
Modelo e série devem ser adicionados como Modelo: 99/ série 001
Cfop de entrada padrões de acordo com as mercadorias.
Numeração irá seguir a sequência das numerações, de acordo com a numeração adicionada à operação.
Tela de configurações da Operação :
Nas configurações devem ser levadas em consideração as seguintes especificações:
No campo detalhar o produto deve estar marcado, para detalhes dos produtos de entrada.
No campo ocultar movimento deve ser selecionada, para que quando termine a nota de entrada do estoque, a operação fique inativa, pois não deve ficar ativa depois do processo feito para não criar “erros futuros”.
No campo movimentar estoque deve ser selecionado , para haver o movimento do estoque, sem essa opção não existe movimentação do estoque na operação.
As outras opções devem permanecer desmarcadas.
Na aba tributação, caso o banco seja fiscal, deve seguir de acordo com as tributações de entradas, geralmente, quando a Empresa, tem dúvidas quanto ao que usar deve-se ser orientado pela contabilidade.
Na Aba Sped, se configura apenas se o Cliente é lucro real ou presumido e se for banco Fiscal, Empresas Simples Nacional, não geram Sped, pode deixar padrão mesmo.
Observações Finais, a critério a Empresa, (Opcional)
Valores Padrões, são os mesmos valores que serão configurados, em uma operação de entrada.
Depois da operação Criada e salva, então já pode entrar com os produtos no estoque novamente através da Nota de entrada.
Como é realizada a entrada da Nota no estoque ?
Para dar entrada nos produtos e retorná-los ao estoque , a Empresa irá usar a Operação “acerto de estoque” criada em específico para esta opção de entrada.
Basta acessar Estoque /entradas e pedir um novo , selecionar a Operação “acerto de estoque” e começar a adicionar os produtos de acordo com a contagem de estoque que é realizada pela Empresa. A nota deve ser feita conforme mostra a tela abaixo, de preenchimento manual:
Entrada da Nota no estoque:
Documento fiscal , seguindo a sequência da operação.
Modelo e série de acordo como configurado na operação
Operação “acerto de estoque”
Cfop de origem da mercadoria, ou de acordo que a contabilidade orientar.
O fornecedor será a própria Empresa.
Produtos inseridos no corpo da nota, de acordo com a contagem física do estoque.
Observação : Essa opção permite que o novo estoque lançado na nota seja alterado durante o processo de acerto, basta acessar a nota de entrada e alterar a quantidade do produto desejado.