O Módulo PIX foi introduzido para facilitar o recebimento de vendas com a ferramenta de pagamento instantâneo PIX pelo PDV Expresso, trazendo uma solução simples e segura .
Logo Pix
O PIX integrado dentro do PDV Expresso possibilita que os clientes façam vendas e recebam através do PIX diretamente para uma conta onde posteriormente podem fazer suas movimentações financeiras.
Após configurar o sistema corretamente, será possível utilizar o PIX como meio de pagamento ao efetuar uma venda no PDV Expresso. Ao selecionar o PIX Integrado na forma de pagamento de uma venda e finalizar, a seguinte imagem será apresentada:
Figura 1: QR code do PIX dentro do PDV
A descrição dos itens presentes nessa tela de QR Code:
Item | Descrição |
---|---|
1 | Valor do PIX |
2 | QR code para pagar o PIX |
3 | Quantidade de tempo restante para que PIX expire |
4 | Botão para copiar a chave de transferência do PIX |
5 | Botão para imprimir o QR Code |
6 | Botão para cancelar o PIX |
Caso o botão de cancelar o PIX seja acionado, deve ser gerado um novo QR Code clicando novamente no botão Confirmar.
Figura 2: Pix pago integralmente
Figura 3: Pix expirado
Neste caso o pagamento deve ser refeito para finalizar a venda.
Após o pagamento do PIX, caso a venda seja cancelada, a seguinte imagem aparecerá para que o PIX seja devolvido:
Figura 4: Devolução de PIX ao cancelar venda
Quando existir mais de uma parcela PIX na NFC-e, todas as parcelas serão canceladas e deverá ser informado um motivo da devolução para cada parcela devolvida.
O valor pago pelo cliente será devolvido para a sua conta, porém a taxa cobrada referente a transação não será devolvida. Esta taxa é previamente combinada e configurada no sistema através do meio de pagamento.
Caso o usuário deseje continuar e cancelar o PIX, a seguinte tela aparecerá com a opção para escolher o motivo do cancelamento e confirmar a devolução.
Figura 5: Devolução do PIX
Item | Descrição |
---|---|
1 | Motivo do cancelamento |
2 | Botão para confirmar o cancelamento do PIX |
3 | Botão para cancelar a operação de cancelamento do PIX |
Para cancelar, basta selecionar o motivo e confirmar através do botão Confirmar.
Após a confirmação do cancelamento do PIX, a parcela precisará ser paga novamente antes de finalizar a venda.
O PIX poderá ser devolvido antes da finalização da NFC-e e após a transmissão da NFC-e.
Após o cancelamento de uma NFC-e, é possível devolver a parcela paga com o PIX para o cliente. Para fazer a devolução após cancelamento da nota, deverá ser feito o seguinte procedimento:
Figura 6: Motivo de cancelamento da NFCe
Figura 7:Confirmação da devolução do PIX
Figura 8: Motivo de devolução do PIX
Caso a senha informada não tenha permissão para devolver o PIX, o usuário escolha não devolver o PIX ou seja pressionado o botão de cancelar na tela de Devolver PIX, será apresentada uma mensagem informando que o PIX poderá ser devolvido na tela de Transações com PIX.
As transações com PIX integrado requerem um valor mínimo acordado entre as partes, este valor precisar ser configurado no meio de pagamento e caso haja uma tentativa de fazer uma venda com o valor menor que este valor mínimo configurado, a seguinte mensagem será apresentada na tela:
Figura 9: Valor da venda menor que o valor mínimo
É possível pagar um valor maior que o total da venda com o PIX e gerar troco para o cliente. Para isso, basta aumentar o valor da parcela para um valor maior que o preço dos produtos antes de confirmar o pagamento, assim será gerado um PIX no valor desejado e o restante será creditado como troco para repassar ao cliente.
Figura 10: Pagando com o PIX valor maior que a venda
Após o pagamento do PIX o valor da venda será pago e o o valor do troco será mostrado para que seja repassado ao cliente.
Figura 11: Troco ao pagar com PIX
Ao fazer uma venda, é possível usar o meio de pagamento PIX e também outros meios para receber o valor da venda. Para isso é preciso parcelar a venda com o valor menor que o total e o meio de pagamento desejado, em seguida, basta parcelar novamente com o valor desejado. Uma dessas parcelas pode ser com o meio de pagamento PIX e assim que for confirmado, o QR Code será gerado normalmente mas só com o valor da parcela PIX.
Figura 12: Diversos meios de pagamento com o PIX
É possível também fazer uma venda com duas parcelas PIX, cada uma com um valor a ser pago. Neste caso, dois QR Codes serão gerados e deverão ser pagos separadamente.
Figura 13: Venda com duas parcelas PIX
O QR Code será gerado assim que a parcela for confirmada, o mesmo ocorre para as duas parcelas e assim que pagas elas aparecerão no grid.
Para importar uma pré-venda e pagar com o PIX, é preciso selecionar o meio de pagamento referente ao PIX ao realizar a pré-venda dentro do Eagle Gestão como na imagem abaixo.
Figura 14: Escolhendo meio de pagamento PIX na pré venda
Ao importar a pré-venda no PDV Expresso, o QR Code será gerado com o valor da parcela do PIX.
A tela de transações com PIX possibilita a visualização das transações PIX por meio de um grid. Dentro dessa tela é possível tomar algumas ações com base nas transações PIX presentes no grid. Esta tela pode ser acessada pelo menu Ajuda >> Transações com PIX dentro do PDV Expresso ou através do menu Bank >> Transações com PIX no Eagle Gestão.
Figura 15: Acessando tela de transações com PIX pelo PDVExpresso
Figura 16: Acessando tela de transações com PIX pelo Eagle Gestão
Ao acessar a tela de Transações com PIX as informações são dispostas da seguinte forma.
Figura 17: Tela de transações com PIX
Item | Descrição |
---|---|
1 | Filtro para mostrar os PIX feitos em um período de tempo informado |
2 | Informa o valor total das transações PIX recebidas |
3 | Grid onde aparece todas as transações PIX com base no período de tempo selecionado. É possível selecionar as transações pela caixinha à esquerda |
4 | Informa o valor total das transações PIX selecionadas no grid |
5 | Informa a quantidade de transações selecionadas no grid |
6 | Menu com opções algumas ações para serem executadas com base nas transações selecionadas no grid |
Através do Menu da tela de transações com PIX é possível tomar algumas ações com base nas transações selecionadas no grid.
Figura 18: Menu da Tela de transações com PIX
Após a transmissão de uma NFC-e com meio de pagamento PIX diretamente do PDVExpresso, a devolução do PIX será possível apena através da tela de Transações com PIX. Para fazer a devolução, basta selecionar a transação em questão no grid, ir no Menu e selecionar a opção Devolver PIX, como na imagem abaixo.
Figura 19: Devolvendo pix através da tela de transações com pix
Logo em seguida a senha do usuário com permissões para devolução deve ser inserida. Após, o motivo da devolução deverás ser informado e assim o a devolução será efetuada com sucesso.
Figura 20: Motivo da devolução do PIX na tela de Transações com PIX
Lembrando que o valor pago pelo cliente será devolvido para a sua conta, porém a taxa cobrada referente a transação não será devolvida.
É possível visualizar os relatórios disponíveis para o módulo de PIX através do caminho Relatórios>>>Bank.
Figura 21: Acessando relatórios do módulo PIX
Dentro dos relatórios Bank, há o relatório Resumo de Transações com PIX, esse relatório possibilita a visualização de um resumo com todas as transações feitas com PIX de acordo com os filtros selecionados.
Figura 22: Relatórios do módulo PIX
Ao visualizar o relatório, as informações serão dispostas como na imagem abaixo:
Figura 23: Relatório resumo das transações PIX