O CT-e, ou Conhecimento de Transporte Eletrônico, pode ser entendido como um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente e que representa a prestação de serviços de Transporte de Cargas, realizadas por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário). O CT-e tem validade em qualquer parte do território nacional e a validade jurídica do serviço é garantida através da Assinatura Digital.
Veja quais os passos para se emitir um CT-e, através do Sistema Eagle Gestão.
Campo | Função |
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Código | Gerado automaticamente pelo sistema. |
Documento Fiscal e MOD/SER | Provenientes da operação configurada, estes campos representam o número do documento, o modelo e a série. |
Operação | Selecionar a operação correspondente ao transporte que será efetuado. A mesma já deverá estar cadastrada no sistema. |
CFOP | Proveniente da operação selecionada. |
Tomador | É a pessoa que irá pagar o conhecimento de transporte, ou seja, quem contratou o serviço. Pode ser cadastrado através do Cadastro de Clientes. |
Expedidor | Deve ser utilizado quando a transportadora pegar a mercadoria em local diferente do endereço do remetente. Preenchido em situação de Redespacho Intermediário ou Serviço Vinculado a Multimodal. Cadastrado previamente em Cadastro de Clientes. |
Recebedor | Quem recebe a mercadoria. Deve ser informado quando a mercadoria tiver que ser entregue em endereço diferente do destinatário do documento vinculado ao CT-e. Outra ocasião em que deve ser preenchido, é quando o frete é repassado de uma transportadora para outra, ou seja, quando sua transportadora tiver que deixar a mercadoria em outra transportadora para que ela termine o frete. Cadastrado previamente em Cadastro de Clientes. |
Data / Hora | Preenchidos automaticamente, no momento da abertura do cadastro, mas pode ser alterado de acordo com a necessidade. |
CT-e Globalizado | Esta opção só deverá ser marcada quando existir uma prestação de serviço intermunicipal envolvendo diversos remetentes ou destinatários e um único tomador. A operação deve envolver, no mínimo, cinco remetentes ou destinatários, e precisa conter Nota Fiscal Eletrônica. |
Calcular Difal | Deve ser utilizado para transportes fora do estado destinado a consumidor final |
Receita Operacional | Se trata de receita que a empresa tenha que é proveniente da atividade que ela exerce. Deve ser marcado esta opção para que o sistema tatalise as vendas feitas que são referente ao bloco A, C, D, F e gere o Registro 0900 Composição das Receitas do Período.do Sped PIS/COFINS |
Nome | Nome do serviço de transporte. Exemplos: Transporte, Frete. |
Valor | Insira o valor total do serviço prestado, ou seja, o valor do CT-e. |
A tributação deve ser informada quando necessário, para isso, o cliente deve saber a forma de apuração de imposto que a sua empresa utiliza. Deve ser inserido manualmente.
Campo | Função |
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CST | Informar o tipo de tributação da empresa |
Redução de Base | Informar reduções se houver |
Base de cálculo | Informar a Base de Cálculo para tributação do transporte |
Alíquota do ICMS | Informar a alíquota para apuração da tributação |
Valor do ICMS | ICMS correspondente a operação |
Valor do crédito autogardo ou presumido | Inserir os créditos se houver |
Partilha do ICMS | Informações para transportes interestadual |
Alíquota ICMS Dest | Alíquota do destinatário |
Alíquota ICMS RET | Alíquota do rementente |
Alíquota de FCP | Alíquota referente ao fundo de combate a pobreza se houver para o destino |
Alíquota de partilha DesT | Alíquota de partilha |
Valor do ICMS Dest | Valor do ICMS referente ao estado de destino |
Valor do ICMS RET | Valor do ICMS referente ao estado remente |
Valor FCP | Valor do ICMS referente ao fundo de combate a pobreza |
A partilha do ICMS deve ser preenchida quando o transporte for realizado de forma interestadual para clientes do tipo consumidor final. Deve ser inserido manualmente.
Guia "Transporte"
Quantidades da Carga
Seção | Função |
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Unidade de Medida | Utilize a unidade de medida da nota fiscal ou de outros documentos que acompanham a mercadoria transportada. Preencher com: "M3" ou "KG" ou "TON" ou "UNIDADE" ou "LITROS" |
Tipo da Medida | Digite a medida utilizada na nota fiscal da mercadoria ou de outros documentos que acompanham a carga. |
Quantidade de Carga | Insira a quantidade discriminada na nota. |
Não é possível personalizar as unidades de medidas desta aba.
Guia "Documentos Fiscais"
Seção | Função |
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Notas Fiscais Eletrônicas | Ao transportar uma carga, deve-se ter um documento da mercadoria transportada. Se for nota fiscal eletrônica, é necessário possuir o xml do documento ou baixá-lo no site da Receita ou através do FSist. Ao pressionar a barra de espaços ou clicar duas vezes sobre qualquer campo desta seção, o sistema abrirá a tela de consulta de xml. É possível inserir várias notas, desde que representem o mesmo emitente ou destinatário. Para excluir a nota, pressione CTRL + delete. |
Outros Documentos | Se a mercadoria não estiver acompanhada de NF-e, deverá ser informado outro tipo de documentação, como nota manual, declarações ou outros. Todos os campos devem ser preenchidos manualmente (digitados) com as informações dos documentos que acompanham a mercadoria. Ao clicar duas vezes sobre o campo "Remetente" ou "Destinatário", o sistema abrirá a consulta de clientes. Após selecioná-los, os campos serão preenchidos com o código do cliente. |
Produto Predominante | Identificar a mercadoria que está sendo transportada. Ex.: Ração Bovina. |
Outras Características do Produto | Caso haja alguma descrição mais detalhada da carga. Ex.: Milho Moído. |
Valor Mercadoria | Será o mesmo dos totais das notas fiscais eletrônicas ou dos outros documentos anexados, aparecendo automaticamente. |
Essa função é destinada para CT-e de subcontração, houve o transporte por outra transportadora, e partir daquela localidade uma nova empresa finalizará o processo de entrega.
Campo | Função |
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Tipo do documento | Informar se é no tipo papel ou eletrônico |
Transportadora Anterior | Tranportadora anterior que fez o transporte e para vincular é necessário o seu cadastro |
CNPJ | CNPJ da transportadora anterior |
Inscrição Estadual | Inscrição da transportadora anterior |
Itens | Sequência do item |
Tipo do documento | Informar o tipo do documento |
Série | Série do documento |
Sub-Série | Sub - Série se Existir |
Número | Número do documento |
Data de emissão | Data de emissão do documento |
Nesta aba, deverão conter informações que ajudam a classificar o CT-e e, também, definir a sua situação.
Campo | Função |
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Modal | Neste campo deve ser escolhida a modalidade de transporte. Selecione sempre "Rodoviário". Demais opções não são contempladas em nosso produto. |
Tomador | Aqui deve ser indicado se o tomador do serviço é o "Remetente", o "Expedidor", o "Recebedor", o "Destinatário" ou "Outros". |
Forma de Pagamento | Neste campo, é apresentado a forma de pagamento do transporte. |
Finalidade de Emissão | Selecione a finalidade da emissão: "Normal", "Complemento", "Anulação" ou "Substituição". |
Tipo de Serviço | Selecione o escopo ou o tipo de serviço dentre as opções: "Normal", "Subcontratação", "Redespacho", "Redespacho Intermediário". |
Forma de Emissão | Indica-se a forma de transmissão do CT-e. Geralmente se utiliza a opção "Normal", mas se, por exemplo, o servidor da SEFAZ não estiver funcionando, utiliza-se algum outro, como o "SVC". Consulte a disponibilidade aqui. |
CT-e Referenciado | Deve ser preenchido quando for emitir um CT-e de Sustituição informando nesse campo a chave de acesso do CT-e que será Substituído |
Complemento/ Anulação | Caso a finalidade de emissão do CT-e seje de Anulação este campo deve ser preenchido com a chave de acesso do CT-e anulado. Caso a finalidade de emissão seja de Complemento deve ser informada a chave de acesso do CT-e que será complementado |
Data declaração | |
Situação do CT-e | Essas informações são preenchidas automaticamente, após a transmissão do CT-e e quando for o caso, após o seu cancelamento. |
1 - Normal
4 - EPEC
5 - FSDA
7 - SVC-RS ou 8 - SVC-SP
Existem situações em que há a necessidade de adicionar observações com informações complementares ao CT-e. Desta forma, a aba Observações da tela de lançamento de CT-e possui as sub-abas Gerais, Interesse do Contribuinte, CT-e Anulação/Substituição e CT-e Globalizado destinadas a armazenar tais informações complementares.
A aba Gerais possui um grupo chamado Observações Gerais com um campo para serem informadas as observações gerais do CT-e.
A aba Interesse do Contribuinte possui um grupo chamado Observações de Interesse do Contribuinte, com um grid com os campos:
Campo | Função |
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Item | Campo somente de leitura de preenchimento automático que mostra a ordem dos dados informados, no formato 001, 002, 003 .. NNN. Este campo é utilizado para identificar o número do registro vinculado. |
Identificação do campo | Campo que aceita a digitação de qualquer caractere e suportar a informação de no máximo 20 caracteres. Este campo é utilizado para identificar o campo que está sendo informado. |
Conteúdo do campo | Campo que aceita a digitação de qualquer caractere e suportar a informação de no máximo 160 caracteres. Este campo é utilizado para informar o campo no qual vai sofrer a alteração. Este campo é utilizado para identificar o conteúdo adicionado. |
Para inserir uma nova linha, após preencher os campos IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO e CONTEÚDO DO CAMPO, é necessário pressionar a seta direcional para baixo ou ENTER.
Se estes campos não estiverem preenchidos, quando for pressionado uma destas teclas, será mostrada a mensagem “Preencha todos os campos do grid de Observações de Interesse do Contribuinte” e não será criada uma nova linha. Esta mesma mensagem será exibida ao tentar salvar o CT-e com apenas um destes campos preenchidos.
No grid de Observações de Interesse do Contribuinte, é possível incluir até 9 itens. Sendo assim, caso tente inserir uma nova linha após atingir o limite, será exibida a mensagem “O número máximo de 9 registros de Observação de Interesse do Contribuinte foi atingido.”
Caso seja necessário excluir itens do grid de Observações de Interesse do Contribuinte é preciso pressionar as teclas Ctrl+Del. Desta forma, quando pressionadas será mostrada a mensagem de pergunta “Confirma a exclusão do item?“ Com as opções Sim e Não.
Ao clicar em “Não”, o item permanecerá na tela. E ao clicar em “Sim”, o item será excluído da tela.
Caso um CT-e que tenha dados nos campos da aba de Interesse do Contribuinte seja duplicado, os mesmos também serão duplicados.
Caso seja gerado um CT-e de anulação ou substituição, de um CT-e que tenha dados nos campos da aba de Interesse do Contribuinte, os mesmos serão preservados.
Caso exista dados nos campos da aba de Interesse do Contribuinte ao gerar o XML as informações de Interesse do Contribuinte serão enviadas para o mesmo.
Vale ressaltar que os dados desta aba não são de preenchimento obrigatório, ou seja, pode ser lançado um CT-e sem que seja informado os dados de Observações de Interesse do Contribuinte.
A aba CT-e Anulação/Substituição possui grupo chamado Observações CT-e Anulação/Substituição e nele um campo para serem informadas as observações do CT-e Anulação/Substituição.
A aba CT-e Globalizado possui um grupo chamado Observações CT-e Globalizado e nele um campo para serem informadas as observações do CT-e Globalizado.
A opção de lancamentos fiscais são as informações que deverão ser informados nos registro C195 e C197 no SPED Fiscal. Para utilizar essa função a Observação deve ser cadastrado na opção e deverá seguir o Manual do Decreto 47.547 ICMS ST MG.
Campo | Função |
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Código do Lançamento Fiscal | |
Observação Fiscal | |
Descrição Complementar | |
Item | |
Código Item | |
Descrição do Item | |
Código de Ajuste | |
Ajuste | |
Descrição Complementar | |
BC ICMS | |
Alíquota de ICMS | |
Valor de ICMS | |
Outros |
Todos os campos referentes à tributação devem ser indicados pela Contabilidade que presta consultoria à empresa.
Para realizar a transmissão do CT-e, é preciso acessar o Gerenciador CT-e.
A princípio, o Gerenciador exibe apenas os cadastros pendentes para envio, identificados em Azul.
É importante lembrar que, para efetivar a transmissão, é preciso possuir o Certificado Digital.
Após a transmissão, será possível visualizar o PDF do Conhecimento de Transporte.
Aqui encontram-se diversas funcionalidades que facilitam o gerenciamento do CT-e, para conhecer as funcionalidades acesse o "menu":
Mostrar Todos - através desta opção é possível visualizar todos os CT-e, independente da situação de cada um deles (Autorizados, Pendentes e Cancelados). Atalho F2.
Mostrar por Número - permite a busca de CT-e através do seu número. Atalho F7.
Mostrar por Período - exibe apenas os documentos emitidos dentro do mês escolhido. Atalho F8.
Exportar XML - o arquivo XML poderá ser exportado para qualquer pasta. Atalho CTRL + V.
Imprimir DACTE PDF - o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) poderá ser visualizado em PDF. Atalho CTRL + P.
Inutilizar Numeração - utiliza-se esta opção quando se detecta algum erro na sequência numérica dos documentos e a partir daí, os números informados são inutilizados na SEFAZ. Veja mais detalhes em Inutilização de Números Fiscais. Atalho CTRL + I.
Para várias operações como, por exemplo, transmissão, cancelamento, consulta e inutilização, é necessário a utilização do token ou cartão contendo o Certificado Digital da empresa.
Quando o CT-e é emitido com alguma informação incorreta, e o cancelamento não pode ser efetuado pelo prazo ter expirado ou o transporte ter sido iniciado; ou a carta de correção não pode ser aplicada. A fim de reparar a inconsistência, o transportador deve emitir um CT-e de Anulação. Porém para cada CT-e emitido com erro, é possível emitir apenas um CT-e de Anulação, o qual não poderá ser cancelado.
Prazo: A legislação prevê que o documento “CTe de Anulação” pode ser emitido em até 60 dias a partir da data de emissão do CTe de origem.
Para emissão do CT-e de Anulação é necessário configurar uma operação de ENTRADA no cadastro de operação e configurar o CFOP padrão como mostra a imagem abaixo:
No cadastro de operações na Guia Configurações foi incluída a opção CT-e de Anulação, deixe marcada essa opção e clique em salvar.
Gerando o CT-e de Anulação
Acesse Logística | Conhecimento de Transporte Eletrônico, localize o CT-e original e posteriormente acesse | Menu| Gerar CT-e de Anulação.
Ao clicar em Gerar CT-e de Anulação é carregada a consulta de operações com todas as operações que são referentes a Anulação.
Ao selecionar a operação correspondente a Anulação, o CT-e de origem é clonado e o usuário poderá fazer as alterações para conseguir emitir o CT-e de anulação.
Observe na aba Status que a finalidade de emissão já é setado como anulação e o usuário não poderá alterar essa opção e já é colocado automaticamente a chave de acesso do CT-e que vai ser anulado após transmitir o CT-e de Anulação. Na aba Status também é obrigatório preencher o campo Data de Declaração que o Tomador fez a declaração de não conformidade com o serviço prestado, após prencher essa informações clique em salvar o CT-e.
Na aba Observações foi adicionado o Campo 'Observações CT-e Anulação/Substituição', que é um campo de observações específicas para este CT-e, e quando o CT-e de Anulação é gerado já é inserida automaticamente a observação padrão, referenciando o número do CT-e que será anulado ao transmitir este CT-e de Anulação.
Após preencher essas informações e salvar, acesse o Gerenciador do Cte, selecionar o CT-e e clique em transmitir o Cte de Anulação.
Confirme a impressão após a transmissão.
Após a transmissão, será possível visualizar o PDF do Conhecimento de Transporte, observe a natureza da operação.
Para que o CT-e de Substituição seja gerado, primeiramente é necessário que tenha um DF-e de anulação que pode ser:
Para gerar o CT-e de Substituição deverá localizar o CT-e original, clicar no menu, depois clicar em Gerar CT-e de Substituição.
Ao clicar em Gerar CT-e de Substituição é carregada a consulta de operações com todas as operações de modelo 57 e que não são de Anulação, clique em selecionar a operação correspondente.
Ao selecionar a operação correspondente a Substituição, o CT-e de origem é clonado e o usuário poderá fazer as alterações para conseguir emitir o CT-e de Substituição.
Na aba Status, caso o CT-e de origem possua um CT-e de anulação vinculado a ele, a chave de acesso do CT-e de anulação será inserida automaticamente no campo DF-e de Anulação localizado na aba Status. Caso não exista, o usuário precisa informar a chave do DF-e de anulação no CT-e de Substituição manualmente. Um DF-e de anulação pode ser uma NF-e ou um CT-e.
No campo Observações do CT-e de Substituição/Anulação da Observações, quando o CT-e de substituição é gerado automaticamente pelo sistema é inserida a observação padrão: Este documento substitui o CT-e: <<número do CT-e substituído>>
Confirme a impressão após a transmisão.
Após a transmissão, será possível visualizar o PDF do Conhecimento de Transporte, observe a natureza da operação.
Obs: Também será possível que o usuário lance o CT-e de substituição manualmente, clicando em novo, selecionando a operação e informando todos os dados necessários .
O CT-e de Subcontratação é um documento fiscal eletrônico emitido quando uma empresa contratada para fazer um transporte contrata outra, sendo assim, o CT-e de Subcontratação é utilizado para registrar e formalizar a negociação. Desta forma, o CT-e de Subcontratação comprova que o transporte foi feito por outra transportadora.
A emissão do CT-e Subcontratação é de responsabilidade da empresa subcontratada para realizar o transporte, para documentar e formalizar essa transação.
É importante que a empresa cumpra com as obrigações fiscais e procedimentos legais ao emitir o CT-e de Subcontratação, garantindo a correta documentação e registro da operação de transporte realizado pela transportadora subcontratada.
Desta, forma no Eagle Gestão para a Emissão do CT-e de subcontratação é necessário que seja feito o envio do grupo de documentos anteriores, e que o tipo de serviço seja de subcontratação.
Antes de iniciar o lançamento do CT-e de Subcontratação é necessário que exista uma transportadora cadastrada no sistema. Para fazer o cadastro de uma transportadora é necessário acessar Cadastros → Fornecedores → Cadastros de Fornecedores e marcar a flag Transportadora
Após fazer o Cadastro da Transportadora, acesse Logística → Conhecimentos de Transporte Eletrônicos
Inicialmente é necessário que as informações da aba Geral, Tributação e Carga sejam preenchidas corretamente
Na aba Status deve ser informado o Tipo de Serviço: SUBCONTRATAÇÃO
A aba Carga → Documentos Anteriores é utilizada para informar os dados referentes a Subcontratação, como a transportadora que contratou os serviços e os documentos anteriores que formalizavam o transporte.
Na aba Documentos Anteriores possui um grupo chamado Emissor Documentos Fiscais, com os campos:
Campo | Função |
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Tipo Documento | Campo para informar o tipo de documento, é possível escolher entre as opções Papel e Eletrônico. |
Transportadora Anterior | Campo de pesquisa que exibe a Consulta de Transportadoras, esta consulta lista todas as transportadoras cadastradas no sistema, deve ser selecionada a transportadora responsável pelo transporte antes da contratação. |
CPF/CNPJ | Campo de preenchimento automático, é preenchido ao selecionar uma transportadora, os dados são preenchidos de acordo com o cadastro da transportadora. |
Inscrição Estadual | Campo de preenchimento automático, é preenchido ao selecionar uma transportadora, os dados são preenchidos de acordo com o cadastro da transportadora. |
Logo abaixo do grupo Emissor Documento Anterior existe o grupo Documento de Transporte Anterior, o nome desse grupo é atualizado ao selecionar o Tipo Documento sendo atualizado para Documento de Transporte Anterior Eletrônico e Documento de Transporte Anterior Papel.
Os campos do Grid são atualizados conforme o Tipo Documento selecionado, sendo assim, quando o Tipo Documento Eletrônico é selecionado, ao clicar no Grid e apertar a tecla de espaço ou dar um duplo clique sobre o grid é aberta a janela do Windows para que seja selecionado um XML de CT-e válido. Ao selecionar o XML as informações do Grid são preenchidas com as informações presentes no XML.
Caso o Tipo Documento Papel seja selecionado, o Grid é atualizado para que as informações sejam informadas manualmente. Os campos para preenchimento manual são:
Campo | Função |
---|---|
Itens | Campo somente de leitura de preenchimento automático que mostra a ordem dos dados informados, no formato 001, 002, 003 .. NNN. Este campo é utilizado para identificar o número do registro vinculado. |
Tipo Documento | Campo que lista os tipos de documentos, sendo eles: ATRE, DTA, Conhecimento Aéreo Internacional, Conhecimento - Carta Porte, Conhecimento Avulso, TIF e BL. |
Série | Campo para que seja informada a Série do documento anterior. |
Sub-Série | Campo para que seja informada a Sub-Série do documento anterior. |
Número | Campo para que seja informado o número do documento anterior. |
Data Emissão | Campo do tipo data para que seja informada a data de emissão do documento anterior. |
Ao clicar na seta direcional para baixo no campo Tipo Documento são exibidos os tipos de documentos disponíveis para serem selecionados no Grid Documento de Transporte Anterior Papel.
Campo | Função |
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ATRE | Autorização de Transporte de Resíduos Especiais, um documento utilizado para o transporte de resíduos especiais que requerem autorização específica para serem transportados de acordo com as regulamentações ambientais. |
DTA | Declaração de Trânsito Aduaneiro, esse é um documento utilizado em operações de comércio exterior, especialmente em processos de importação e exportação.. |
Conhecimento Aéreo Internacional | É um documento essencial no transporte de cargas por via aérea em operações internacionais. Ele é emitido pela companhia aérea ou seu agente autorizado e serve como prova do contrato de transporte entre o remetente (exportador) e a companhia aérea. |
Conhecimento - Carta Porte | Conhecimento de Carta de Porte é um documento utilizado no transporte rodoviário de cargas. É uma espécie de recibo que comprova o contrato de transporte entre o remetente (quem envia a carga) e o transportador (empresa ou pessoa responsável pelo transporte). Possui detalhes sobre a carga, como sua origem, destino, natureza, quantidade, valor e as condições de transporte. Além disso, pode incluir termos e condições específicos do contrato de transporte, como responsabilidades das partes, seguro de carga, entre outros. |
Conhecimento Avulso | É um documento utilizado no transporte de cargas, mas é um termo geral que pode ser aplicado em diversos contextos, geralmente referindo-se a um documento específico emitido em circunstâncias particulares. Por exemplo, em algumas situações de transporte rodoviário, quando não é possível ou prático emitir um conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) ou um conhecimento de transporte rodoviário de cargas (CTRC), pode-se emitir um conhecimento avulso para documentar a operação de transporte. |
TIF | Termo de Início de Fiscalização é utilizado em algumas operações de transporte de cargas para formalizar o início da fiscalização do transporte, especialmente em rotas específicas ou situações que exigem monitoramento mais rigoroso, como transporte de cargas especiais, perigosas ou de alto valor. Geralmente é emitido por autoridades competentes, como a Receita Federal ou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). |
BL | Bill of Lading (Conhecimento de Embarque), é um dos documentos mais importantes no transporte marítimo de cargas. Ele é emitido pelo transportador (a companhia marítima ou seu agente) e serve como um recibo para as mercadorias embarcadas, um contrato de transporte entre o remetente (exportador) e o transportador, e um título de propriedade das mercadorias, contém informações detalhadas sobre a carga, incluindo descrição, quantidade, peso, embalagem, condições de transporte, bem como as condições de entrega e pagamento. |
Ao finalizar o preenchimento de todas as informações da tela de Documentos Anteriores é necessário salvar o CT-e.
Acesse o Gerenciador CT-e, selecione o CT-e e clique em transmitir. Confirme a impressão após a transmissão.
Após a transmissão, será possível visualizar o PDF do Conhecimento de Transporte, no grupo Documentos Originários é possível visualizar todos os documentos vinculados.