Para abrir o Sistema clique duas vezes sobre o ícone correspondente na área de trabalho ou através do Menu Iniciar pesquisando pelo programa Eagle Gestão.
Informe o nome de usuário e senha correspondentes e clique em Ok.
Para cada funcionário é aconselhável associar um nome de usuário e uma senha (qualquer dúvida, referente a cadastro de usuário e senha, consulte o manual no módulo de sistema Cadastro de usuários, ou consulte o nosso suporte).
Cada usuário poderá ter um perfil específico, ou seja, o acesso de um usuário poderá ser diferente dos outros, dependendo do tipo de acesso e também do cargo que usuário ocupa na Empresa, ou seja poderá ter acessos de administradores e acessos personalizados, de acordo com perfil de cada funcionário. A configuração dos Perfis de Usuário é realizada durante o processo de implantação do sistema.
Para todos os recursos do sistema Eagle Gestão encontram-se comandos localizados na barra de menus superior. Eles estão separados em módulos específicos (Sistema, Cadastros, Financeiro, Estoque, Vendas, Serviços, Logística, Fiscal, Rotinas, Relatórios, Utilitários e Ajuda).
As funcionalidades utilizadas com mais frequência podem ser acionadas através da barra de menus lateral, onde os principais comandos são acessados, também utilizando-se as teclas de atalho, correspondentes a cada função.
Através das dashboards, que são painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas, é possível acessar a página do Eagle Analytics, Indique e Ganhe, Blog, Ajuda (base de conhecimento) e Chat com mais facilidade, pois basta selecionar a opção que deseja acessar e automaticamente será encaminhado a página de destino.
Essas Dashboards podem ser habilitadas ou desabilitadas, ou link pode ser personalizado conforme a necessidade do usuário. Para isso, entre em contato com o nosso setor de suporte.
As Tiles que ficam localizada na tela principal de apresentação do sistema, possibilitam acesso os respectivos relatórios: Contas a receber, Contas a pagar, Recebimentos em atraso, Pagamentos em atraso, Estoque mínimo, e a página do Eagle Analytics. Para acessar, clique sobre o nome do relatório desejado para consulta.
As tiles podem ser ativadas ou desativadas em SISTEMA > CADASTRO DE PERFIS DE USUÁRIOS > SISTEMA > TELA PRINCIPAL DO SISTEMA.
A parte inferior da tela principal possui tile de aniversariantes do mês, onde é exibida a data e o nome das pessoas cadastradas no sistema que fazem aniversário no respectivo mês.
A barra de comandos é sempre exibida da parte inferior de todas as telas de cadastro do sistema. Com ela é possível executar ações de navegação entre registros, inclusão, alteração, exclusão, pesquisa e comandos complementares.
Comando | Ação |
---|---|
Barra de navegação de comandos | Navega entre os registros já cadastrados no sistema (primeiro registro, registro anterior, próximo registro, último registro). |
Botão novo | Abre uma nova tela de cadastro para criação de um novo registro na base de dados - Tecla de Atalho F2. |
Botão alterar | Modifica um registro já cadastrado (desbloqueia os campos para alteração das informações) - Tecla de Atalho F3. |
Botão excluir | Retira registros armazenados no banco de dados do sistema - Tecla de Atalho F4. |
Botão pesquisar | Procura determinado registro que possa ou não estar armazenado no banco de dados do sistema para que seja realizada alguma operação - Tecla de Atalho F5. |
Botão sair da tela de registros | O usuário poderá sair da tela de cadastro - Tecla de Atalho Esc. |
Botão menu | Exibe todas as funcionalidades adicionais para a tela. |
O processo de pesquisa é utilizado quando o usuário necessita de um registro já armazenado no sistema, e pode ser utilizado para a realização de consulta simples, atualização de dados, ou exclusão de registros.
O processo de pesquisa se inicia quando o usuário utiliza o botão lupa ou o botão pesquisar.
Antes de exibir a tela de pesquisa, o sistema verifica a disponibilidade de informações e, caso não haja dados cadastrados, uma mensagem é disparada.
Caso contrário, o sistema mostrará todos os registros disponíveis no banco de dados.
A Tela de Pesquisa é composta pelas seguintes seções:
Filtro de Pesquisa
Os filtros de pesquisa são mecanismos que possibilitam ao usuário fazer combinações de parâmetros que facilitem a localização da informação desejada.
O usuário poderá utilizar os filtros para definir os parâmetros de pesquisa:
Resultados de Pesquisa
Exibe todos os registros armazenados no banco ou apenas aqueles que foram filtrados, de acordo com os parâmetros informados.
Registro Atual
Exibe a descrição principal do registro selecionado no momento.
Barra de Navegação
Botões de navegação: Primeiro registro, registro anterior, próximo registro, último registro( navegação do primeiro ao ultimo registro).
Total de Registros
Exibe o total de registros filtrados na pesquisa.
Depois de realizada a pesquisa, o usuário poderá navegar até o registro desejado e selecioná-lo através do comando Selecionar ou pressionando a tecla Enter ou Barra de Espaço.
Para modificar alguma informação que já esteja cadastrada, é necessário acionar o recurso de Alteração. O processo é o mesmo para todos os registros que se encontram na base de dados do sistema. A seguir, serão mostrados os passos para se executar alguma alteração.
Caso o sistema não localize nenhuma informação no 2º passo, uma mensagem de registro não encontrado é mostrada ao usuário.
Exemplo de alteração de registros:
Os passos iniciais para realizar a Exclusão, são semelhantes ao processo de Alteração, descritos anteriormente.
O usuário poderá ou não excluir um determinado registro, dependendo do seu Perfil no Sistema.
Para fechar qualquer janela do sistema, basta pressionar o botão X, localizado no canto superior direito da tela. O usuário também poderá utilizar o atalho Alt + F4 ou a tecla Esc para fechar a tela. O sistema sempre irá exibir uma mensagem de confirmação antes de finalizar o módulo.
Para fechar o sistema, o usuário poderá utilizar a opção Sistema / Sair, pressionar as teclas Ctrl + F ou simplesmente pressionar o botão x, no canto direito da janela. Antes de finalizar, o programa irá exibir uma mensagem de confirmação e, caso a resposta seja positiva, outra janela será exibida, dando ao usuário a possibilidade de criar um backup (cópia de segurança).
Para mais informações sobre Backup, acesse o Tópico Backup e Segurança.