Instalação e Configuração do Eagle Backup

| 10 minutos

OBJETIVOS

Orientar profissionais do setor de suporte quanto a instalação e configuração do Eagle Backup.

INSTALANDO E CONFIGURANDO O EAGLE BACKUP

  1. Baixe o Eagle Backup em http://backup.eagletecnologia.com/sw-downloads
  2. Execute o instalador seguindo as opções padrão.
  3. Clique em Próximo.
    Instalação - Passo 1

    Instalação - Passo 1

  4. Clique em Próximo para prosseguir.
    Instalação - Passo 2

    Instalação - Passo 2

  5. Clique em Instalar e aguarde a instalação ser realizada.
    Instalação - Passo 3

    Instalação - Passo 3

  6. Clique em Fim para concluir a instalação.
    Instalação - Passo 4

    Instalação - Passo 4

  7. Realize o login com usuário backup@eagletecnologia.com e senha da conta.
    Configuração - Passo 1

    Configuração - Passo 1

  8. Na tela do Assistente de novo backup defina:
    • Nome: O nome do perfil de backup deve ser composto pelo nome fantasia da empresa (de forma que seja possível a todos identificá-la) seguido por um traço e pela identificação da aplicação.

Abaixo encontra-se uma tabela com exemplos da estrutura padrão que deve ser seguida para nomear perfis de backup de acordo com a aplicação.

APLICAÇÃO NOMENCLATURA
Eagle Gestão Alfa Consultoria Empresarial - EG
Eagle Gestão e PDV Expresso Alfa Consultoria Empresarial - EG/PDVE
Terminal com PDV Expresso Alfa Consultoria Empresarial - PDVE2
Segundo Terminal com PDV Expresso Alfa Consultoria Empresarial - PDVE3

Ao inativar um perfil de backup insira, entre parênteses, à frente do nome do perfil os dizeres INATIVADO e a data de inativação. Ex.: Alfa Consultoria Empresarial PDVE2 (INATIVADO 09/11/2020).

  • Tipo: Arquivo de backup
    1. Clique em Avançar.
      Configuração - Passo 2

      Configuração - Passo 2

    2. Desmarque todas as opções.
    3. Selecione a opção Outros arquivos (Selecionar).
      Configuração - Passo 3

      Configuração - Passo 3

    4. Defina os itens a serem salvos e clique em Ok:
  • Pasta de dados do Eagle Gestão, selecionar apenas o banco de dados e a pasta de relatórios personalizados.
  • Pasta de dados do PDVExpresso, selecionar apenas o banco de dados.
    Configuração - Passo 4

    Configuração - Passo 4

    1. Clique em Avançar.
      Configuração - Passo 5

      Configuração - Passo 5

    2. Inicie a rotina de backup agendada neste computador.
    3. Clique em Adicionar.
    4. Informe os parâmentros conforme especificado a seguir:
  • Nome: Informe a hora do backup Ex: 9Hrs.
  • Tipo: Semanalmente, marcando os dias da semana.
  • Horário: Às
  • Início: Informe o horário de início do backup.
  • Parar: Deixe a opção após concluído (Todo Backup) marcada.
    1. Clique em Ok.
      Configuração - Passo 6

      Configuração - Passo 6

    2. Clique em Avançar.
      Configuração - Passo 7

      Configuração - Passo 7

    3. Clique em Ok.
      Configuração - Passo 8

      Configuração - Passo 8

    4. Clique em Gravar Configurações e depois em Sair.
      Configuração - Passo 9

      Configuração - Passo 9

      CONFIGURANDO O PERFIL DO CLIENTE

DENIFIÇÕES

Em definições será descrito de forma resumida como será feita a configuração do backup e algumas rotinas do suporte.

NOME DESCRIÇÃO
Nome do Acesso Alfa Consultoria Empresarial - EG
Backups Semanalmente, Periodicidade de 2 horas
Sistema Eagle Eagle Gestão, Eagle PDV e PDV Expresso
Pastas de Backup Data, Reports, Scripts e Danfe (Selecionar Arquivos)
Máquina Servidor do Eagle Gestão, Eagle PDV e PDV Expresso
Senha Não salvar a senha no utilitário do cliente
Limite (GB) 1 GB por perfil
Exclusão Backup Ter certeza que deve excluir ou por demanda
Relatório (E-mail) Relatório de Erros: e-mail do suporte
Monitoramento suporte Semanal (diário, caso necessário)
Vinculação Maquina/Backup Não realizar, criar novo perfil para o cliente

A configuração do perfil do cliente acontecerá após o tópico INSTALANDO E CONFIGURANDO EAGLE BACKUP. Nesta Configuração será realizado o cadastro do e-mail do suporte, sua cota de dados (GB) e a ativação do monitoramento de backup.

  • CADASTRO DE E-MAIL PARA ENVIO RELATÓRIO

Este cadastro será feito para que o sistema reporte de forma automática por e-mail o cliente e a equipe de suporte, quando não for possível realizar o backup do perfil.

  1. Acesse o portal pelo site backup.eagletecnologia.com;
  2. Acesse a guia LOGIN;
  3. Realize o Login com usuário backup@eagletecnologia.com e senha da conta;
  4. Acesse a guia MEUS BACKUPS;
  5. Selecione a conta Backup de Todos os Clientes (backup@eagletecnologia.com);
    Configuração de Perfil - Passo 1

    Configuração de Perfil - Passo 1

  6. Na guia CONTAS, procure por “Regras para envio de e-mail dos relatórios de backup” e na guia ação selecione o botão com símbolo adicionar (+);
    Configuração de Perfil - Passo 2

    Configuração de Perfil - Passo 2

  7. Será aberta uma caixa para a seleção do perfil e suas configurações e seus dados como: status do backup, nome do contato e e-mail e clique em “Criar”;
    Configuração de Perfil - Passo 3

    Configuração de Perfil - Passo 3

  8. Por padrão será configurado para enviar os relatórios em caso de “Erro”.
  • DETERMINANDO COTA DE DADOS E HABILITANDO MONITORAMENTO

Será determinado Cota de 1 GB de dados por perfil e não possuirá cota de arquivos

  1. Faça Login;

  2. Acesse a guia MEUS BACKUPS;

  3. Selecione a conta Backup de Todos os Clientes (backup@eagletecnologia.com);

    Configuração de Perfil - Passo 1

    Configuração de Perfil - Passo 1

  4. Selecione a guia TAREFAS;

  5. Procure pelo perfil em que deseja realizar a configuração de cotas e em “Ação” selecione “Configurações”;

    Configuração de Perfil - Passo 4

    Configuração de Perfil - Passo 4

  6. Será aberta uma caixa para a inserção da Cota de dados (GB) e arquivos, além de Monitoramento;

  7. Após a inserção das informações da Cota de dados e Arquivos, habilite o Monitoramento deste perfil de backup e clique em “Salvar”.

    Configuração de Perfil - Passo 5

    Configuração de Perfil - Passo 5

    MONITORANDO BACKUP

  8. Faça login no Eagle Backup;

  9. Na tela inicial é possível analisar de forma geral pelo gráfico os perfis de usuário (Backupset) de todos os clientes;

    Monitorando Backup - Passo 1

    Gráfico de Monitoramento

  10. O gráfico mostra em porcentagem (%) a quantidade de clientes e os seus perfis de backup na sua última execução.

cor Status Execução
Azul Em execução Backups que estão em execução no momento.
Verde Sucesso Backups que foram realizados com sucesso e com arquivos adicionados ou modificados.
Laranja Avisos Backups que forma concluídos com sucesso, mas não teve com arquivos adicionados ou modificados.
Vermelho Erros Backups que não foram concluídos por causa de máquina off-line, queda de internet, ou diretório de pastas não localizado.

BACKUP MANUAL

O backup manual é uma maneira de forçar o backup do cliente. Geralmente será utilizado quando for verificado que os arquivos de backup do perfil estão desatualizados ou se houver necessidade de realizar algum teste ou formatação da máquina.

  1. Faça Login;
  2. Acesse a guia MEUS BACKUPS;
  3. Selecione a conta Backup de Todos os Clientes (backup@eagletecnologia.com);
    Backup Manual - Passo 1

    Backup Manual - Passo1

  4. Selecione a guia TAREFAS;
  5. Procure pelo perfil em que deseja realizar o backup manual e selecione o ícone verde no menu de ações;
    Backup Manual - Passo 2

    Backup Manual - Passo 2

  6. O backup manual será iniciado em até 10 minutos.
    Backup Manual - Passo 3

    Backup Manual - Passo 3

    • ENVIO DE E-MAIL

O e-mail contendo relatório de erros ao realizar o backup do perfil será enviado ao suporte e ao cliente. Esta configuração é feita de forma manual, como mostrado em CONFIGURANDO O PERFIL DO CLIENTE.

EMISSÃO DE RELATÓRIOS

A emissão de relatórios de backups deve acontecer quando o suporte perceber a necessidade de reportar status de erros aos clientes ou caso seja solicitado pelo mesmo.

  1. Faça Login;
  2. Acesse a guia MEUS BACKUPS;
  3. Selecione a conta Backup de Todos os Clientes (backup@eagletecnologia.com);
    Meus Backups

    Meus Backups

  4. Selecione a guia RELATÓRIOS;
    Gerando Relatório

    Gerando Relatório

  5. Selecione o perfil desejado em “Perfil de Backup”;
    Perfil de Backup

    Perfil de Backup

  6. É possível visualizar algumas informações do perfil como: o tamanho do espaço utilizado, números de arquivos, e outros;
    Relatórios de Atividades de Backup

    Relatórios de Atividades de Backup

  7. Na guia “Relatório das atividades de backup” procure pelo relatório desejado e na guia AÇÕES clique na opção desejada.
Opção Descrição
Visualizar relatório Abre uma tela contendo todas as informações do cliente e os logs do relatório.
Enviar relatório Abre uma caixa para a inserção do e-mail desejado.
Excluir relatório Abre uma caixa para a confirmação da exclusão do relatório. Abre uma caixa para a confirmação da exclusão do relatório.
  • Visualizar Relatório
    Vizualizando Relatório

    Vizualizando Relatório

    Nota: Este relatório mostra toda a informação registrada para esta atividade de backup.

CHAVE DESCRIÇÃO
Registros de backup Informações / Avisos / Erros registrados na atividade de backup
Novos arquivos Arquivos adicionados desde o último backup. Estes arquivos estão atualmente na área de dados.
Arquivos atualizados Arquivos atualizados desde o último backup efetuado. Estes arquivos encontram-se na área de dados enquanto os arquivos com versões mais antigas encontram-se na área de retenção
Arquivos excluídos Arquivos deletados desde a última atividade de backup. Estes arquivos encontram-se agora na área de retenção
Arquivos movidos Arquivos movidos desde a última atividade de backup. Esta transferência de arquivos foi atualizada no servidor.
Arquivos copiados Arquivos que são copiados de outro arquivo com os mesmos dados no servidor. Esses são copiados no servidor ao invés de serem enviados novamente.
[C] Arquivo checksum
[D] Arquivo incremental delta
[I] Arquivo incremental
[CD] Arquivo checksum para o arquivo incremental delta
  • Enviar relatório

É possível enviar um relatório de atividade de backup para o e-mail desejado, para isso clique em "Ações", em seguida informe o e-mail no campo e clique em "Enviar".

Envio de Relatório por Email

Envio de Relatório por Email

  • Excluir Relatório

Também é possível estar excluindo relatórios, para isso você deve clicar em "Ações", clicar na opção excluir relatório e clicar em Sim.

Excluindo Relatório

Excluindo Relatório

OBTENDO BACKUPS

RESTAURAÇÃO DE BACKUP OU DOWNLOAD DE ARQUIVO

A restauração ou download de backup pelo portal de gestão web é utilizada quando o suporte necessitar realizar testes no banco de dados do cliente ou caso, seja solicitado pelo próprio. Uma vez que já foi configurado e realizado o backup pela ferramenta no computador do cliente, acesse o portal http://backup.eagletecnologia.com.

  1. Faça Login;
  2. Acesse a guia MEUS BACKUPS;
  3. Selecione a conta Backup de Todos os Clientes (backup@eagletecnologia.com);
    Obtendo Backups - Passo 1

    Obtendo Backups - Passo 1

  4. Selecione a guia ARQUIVOS;
    Obtendo Backups - Passo 2

    Obtendo Backups - Passo 2

  5. Selecione o perfil desejado em “Perfil de backup”;
  6. Se desejar filtre por data e hora do backup;
    Obtendo Backups - Passo 3

    Obtendo Backups - Passo 3

  7. Navegue pelo caminho de pastas até o arquivo ou pasta que se deseja baixar;
    Obtendo Backups - Passo 4

    Obtendo Backups - Passo 4

  8. Selecione o arquivo ou pasta e clique em RESTAURAR;
  9. Será aberta uma caixa para a inserção da chave de criptografia do perfil;
    Obtendo Backups - Passo 5

    Obtendo Backups - Passo 5

  10. Após a inserção da chave, será iniciado a restauração;
    Obtendo Backups - Passo 6

    Obtendo Backups - Passo 6

  11. Após a restauração concluída é possível fazer o download, compartilhar e fechar;
    Obtendo Backups - Passo 7

    Obtendo Backups - Passo 7

  12. Para fazer o download clique na primeira opção "Baixar".
    Obtendo Backups - Passo 8

    Obtendo Backups - Passo 8

    RESTAURANDO BACKUP LOCAL

Além da opção de realizar a restauração dos dados e Download via web, existe também opção de realizar pela própria ferramenta local que é indicada quando for restaurar um grande volume de dados de backup.

  1. Clique no ícone da ferramenta de backup local e faça login com o e-mail "backup@eagletecnologia.com";
    Restauração local - Passo 1

    Restauração local - Passo 1

  2. Selecione a guia RESTAURAR;
    Restauração local - Passo 2

    Restauração local - Passo 2

  3. Selecione o perfil de backup e clique em avançar;
    Restauração local - Passo 3

    Restauração local - Passo 3

  4. Se desejar filtre por data e hora do backup, navegue pelo caminho de pastas até o arquivo ou pasta que se deseja restaurar, altere o local onde será salvo os arquivos restaurados e clique em "Iniciar Restauração";
    Restauração local - Passo 4

    Restauração local - Passo 4

  5. Aguarde até concluir a restauração de backup local. Após ser concluída clique em fechar e em seguida, sair da ferramenta de backup;
    Restauração local - Passo 5

    Restauração local - Passo 5

  6. Para conferir vá até a pasta onde salvou os arquivos restaurado e extraia o arquivo zipado.
    Restauração local - Passo 6

    Restauração local - Passo 6

    TROCANDO DE TERMINAL OU MÁQUINA FORMATADA

    A vinculação de um backup com outra máquina acontecerá quando o cliente formatar sua máquina atual ou realizar a compra de uma nova.

OBS: A ArtBackup considera esta ação perigosa, pois se o caminho até os arquivos forem diferentes, pode acontecer erros e até mesmo a exclusão do backup antigo no perfil. Acreditam que a melhor maneira é realizar a criação de um novo perfil e baixar o backup, colocando-o nesta máquina nova.

Diante a observação descrita acima, concluiu-se que quando necessitará de uma vinculação será realizado o cadastro de um novo perfil para o cliente e armazenado por 30 dias o perfil antigo. Após os 30 dias será excluído o perfil antigo, isso ficará claro no contrato.

  • CONFIGURAÇÃO NA MÁQUINA DO CLIENTE
  1. Faça os passos do tópico INSTALANDO E CONFIGURANDO O EAGLE BACKUP na máquina nova;
  2. No computador do cliente acesse o aplicativo Server ID (SID), encontrado em Menu Iniciar / Todos os aplicativos / EAGLE BACKUP / Server ID (SID);
    SID do Computador

    SID do Computador

  3. Deverá clicar em Server SID e ver o novo número que foi gerado neste computador que teve o Eagle Backup reinstalado ou formatado;
  4. Visualize o nome do computador e anote.
  • CONFIGURAÇÃO NO PERFIL DO CLIENTE
  1. Faça Login;
  2. Acesse a guia MEUS BACKUPS;
  3. Selecione a conta Backup de Todos os Clientes (backup@eagletecnologia.com);
    Configuração Passo 1

    Configuração Passo 1

  4. Selecione a guia TAREFAS;
  5. Procure pelo perfil em que deseja realizar vincular a outra máquina e em “Ação” selecione “Segurança”;
    Alterando o SID Parte 2

    Alterando o SID Parte 2

  6. Será aberta uma caixa para a inserção no dos novos dados da máquina a ser vinculada: Nome do computador e o SID e clique em “Salvar”; !OBS: Não precisa inserir o endereço IP da máquina
    Alterando o SID Parte 3

    Alterando o SID Parte 3

  7. Após Salvar será apresentado uma mensagem mostrando que foi salvo as configurações e pedindo para reiniciar o software da máquina de backup.

    Notificação de Configurações Salvas

    Notificação de Configurações Salvas

    Fontes

Este artigo ajudou você?
 0
 0