Orientar profissionais do setor de suporte quanto a instalação e configuração do Eagle Backup.
Assistente de novo backup
defina:
Abaixo encontra-se uma tabela com exemplos da estrutura padrão que deve ser seguida para nomear perfis de backup de acordo com a aplicação.
APLICAÇÃO | NOMENCLATURA |
---|---|
Eagle Gestão | Alfa Consultoria Empresarial - EG |
Eagle Gestão e PDV Expresso | Alfa Consultoria Empresarial - EG/PDVE |
Terminal com PDV Expresso | Alfa Consultoria Empresarial - PDVE2 |
Segundo Terminal com PDV Expresso | Alfa Consultoria Empresarial - PDVE3 |
Ao inativar um perfil de backup insira, entre parênteses, à frente do nome do perfil os dizeres INATIVADO e a data de inativação. Ex.: Alfa Consultoria Empresarial PDVE2 (INATIVADO 09/11/2020).
DENIFIÇÕES
Em definições será descrito de forma resumida como será feita a configuração do backup e algumas rotinas do suporte.
NOME | DESCRIÇÃO |
---|---|
Nome do Acesso | Alfa Consultoria Empresarial - EG |
Backups | Semanalmente, Periodicidade de 2 horas |
Sistema Eagle | Eagle Gestão, Eagle PDV e PDV Expresso |
Pastas de Backup | Data, Reports, Scripts e Danfe (Selecionar Arquivos) |
Máquina | Servidor do Eagle Gestão, Eagle PDV e PDV Expresso |
Senha | Não salvar a senha no utilitário do cliente |
Limite (GB) | 1 GB por perfil |
Exclusão Backup | Ter certeza que deve excluir ou por demanda |
Relatório (E-mail) | Relatório de Erros: e-mail do suporte |
Monitoramento suporte | Semanal (diário, caso necessário) |
Vinculação Maquina/Backup | Não realizar, criar novo perfil para o cliente |
A configuração do perfil do cliente acontecerá após o tópico INSTALANDO E CONFIGURANDO EAGLE BACKUP. Nesta Configuração será realizado o cadastro do e-mail do suporte, sua cota de dados (GB) e a ativação do monitoramento de backup.
Este cadastro será feito para que o sistema reporte de forma automática por e-mail o cliente e a equipe de suporte, quando não for possível realizar o backup do perfil.
Será determinado Cota de 1 GB de dados por perfil e não possuirá cota de arquivos
Faça Login;
Acesse a guia MEUS BACKUPS;
Selecione a conta Backup de Todos os Clientes (backup@eagletecnologia.com);
Selecione a guia TAREFAS;
Procure pelo perfil em que deseja realizar a configuração de cotas e em “Ação” selecione “Configurações”;
Será aberta uma caixa para a inserção da Cota de dados (GB) e arquivos, além de Monitoramento;
Após a inserção das informações da Cota de dados e Arquivos, habilite o Monitoramento deste perfil de backup e clique em “Salvar”.
Faça login no Eagle Backup;
Na tela inicial é possível analisar de forma geral pelo gráfico os perfis de usuário (Backupset) de todos os clientes;
O gráfico mostra em porcentagem (%) a quantidade de clientes e os seus perfis de backup na sua última execução.
cor | Status | Execução |
---|---|---|
Azul | Em execução | Backups que estão em execução no momento. |
Verde | Sucesso | Backups que foram realizados com sucesso e com arquivos adicionados ou modificados. |
Laranja | Avisos | Backups que forma concluídos com sucesso, mas não teve com arquivos adicionados ou modificados. |
Vermelho | Erros | Backups que não foram concluídos por causa de máquina off-line, queda de internet, ou diretório de pastas não localizado. |
O backup manual é uma maneira de forçar o backup do cliente. Geralmente será utilizado quando for verificado que os arquivos de backup do perfil estão desatualizados ou se houver necessidade de realizar algum teste ou formatação da máquina.
O e-mail contendo relatório de erros ao realizar o backup do perfil será enviado ao suporte e ao cliente. Esta configuração é feita de forma manual, como mostrado em CONFIGURANDO O PERFIL DO CLIENTE.
A emissão de relatórios de backups deve acontecer quando o suporte perceber a necessidade de reportar status de erros aos clientes ou caso seja solicitado pelo mesmo.
Opção | Descrição |
---|---|
Visualizar relatório | Abre uma tela contendo todas as informações do cliente e os logs do relatório. |
Enviar relatório | Abre uma caixa para a inserção do e-mail desejado. |
Excluir relatório | Abre uma caixa para a confirmação da exclusão do relatório. Abre uma caixa para a confirmação da exclusão do relatório. |
Nota: Este relatório mostra toda a informação registrada para esta atividade de backup.
CHAVE | DESCRIÇÃO |
---|---|
Registros de backup | Informações / Avisos / Erros registrados na atividade de backup |
Novos arquivos | Arquivos adicionados desde o último backup. Estes arquivos estão atualmente na área de dados. |
Arquivos atualizados | Arquivos atualizados desde o último backup efetuado. Estes arquivos encontram-se na área de dados enquanto os arquivos com versões mais antigas encontram-se na área de retenção |
Arquivos excluídos | Arquivos deletados desde a última atividade de backup. Estes arquivos encontram-se agora na área de retenção |
Arquivos movidos | Arquivos movidos desde a última atividade de backup. Esta transferência de arquivos foi atualizada no servidor. |
Arquivos copiados | Arquivos que são copiados de outro arquivo com os mesmos dados no servidor. Esses são copiados no servidor ao invés de serem enviados novamente. |
[C] | Arquivo checksum |
[D] | Arquivo incremental delta |
[I] | Arquivo incremental |
[CD] | Arquivo checksum para o arquivo incremental delta |
É possível enviar um relatório de atividade de backup para o e-mail desejado, para isso clique em "Ações", em seguida informe o e-mail no campo e clique em "Enviar".
Também é possível estar excluindo relatórios, para isso você deve clicar em "Ações", clicar na opção excluir relatório e clicar em Sim.
RESTAURAÇÃO DE BACKUP OU DOWNLOAD DE ARQUIVO
A restauração ou download de backup pelo portal de gestão web é utilizada quando o suporte necessitar realizar testes no banco de dados do cliente ou caso, seja solicitado pelo próprio. Uma vez que já foi configurado e realizado o backup pela ferramenta no computador do cliente, acesse o portal http://backup.eagletecnologia.com.
Além da opção de realizar a restauração dos dados e Download via web, existe também opção de realizar pela própria ferramenta local que é indicada quando for restaurar um grande volume de dados de backup.
A vinculação de um backup com outra máquina acontecerá quando o cliente formatar sua máquina atual ou realizar a compra de uma nova.
OBS: A ArtBackup considera esta ação perigosa, pois se o caminho até os arquivos forem diferentes, pode acontecer erros e até mesmo a exclusão do backup antigo no perfil. Acreditam que a melhor maneira é realizar a criação de um novo perfil e baixar o backup, colocando-o nesta máquina nova.
Diante a observação descrita acima, concluiu-se que quando necessitará de uma vinculação será realizado o cadastro de um novo perfil para o cliente e armazenado por 30 dias o perfil antigo. Após os 30 dias será excluído o perfil antigo, isso ficará claro no contrato.
Após Salvar será apresentado uma mensagem mostrando que foi salvo as configurações e pedindo para reiniciar o software da máquina de backup.