#17 - Boas Práticas LinkedIn

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O Linkedin é a maior rede social para networking profissional do mundo, suas conexões visam contribuir com oportunidades, empregos, marketing, orientações, qualificações e serviços no âmbito pessoal e organizacional. Para tudo isso, é fundamental ter em mente desde o cadastro que o seu perfil será sua marca pessoal e ter um perfil de qualidade faz toda a diferença.

Um dos pontos mais importantes de ter um perfil no Linkedin é a possibilidade de criar um relacionamento com os usuários. É isso que trará bons resultados para você e para o seu negócio. Para isso, criar e compartilhar conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo, seguidores ou persona garantirá um engajamento fundamental para o seu sucesso na rede social. A seguir é possível conferir tópicos importantes para ter um perfil engajado e de qualidade no Linkedin.

Estabeleça Presença O seu perfil deve estar completo e sempre atualizado. Por isso, inclua todas as suas informações da sua empresa na descrição do perfil. Além disso, explore palavras chaves que façam sentidos para o seu negócio e facilite seu perfil de ser encontrado.

Conquiste Seguidores Inicie uma divulgação a partir dos funcionários da empresa. Estimule que eles também utilizem o Linkedin e indiquem que seja feita a conexão por meio da indicação da experiência profissional. No mais, anuncie para clientes, revendas, empresas parceiras, redes sociais, site e demais plataformas. Outra alternativa para conquistar seguidores é entrar em grupos de discussão da área da sua empresa. Mas para tal é necessário manter a página atualizada e repleta de conteúdos relevantes.

Trabalhe o engajamento dos seguidores Trate seus seguidores como amigos de verdade, seja respeitoso e não foque em apenas vender produtos ou serviços. Crie e compartilhe conteúdos que sejam relevantes para seu público, mesmo que eles não sejam de sua autoria. Assim como em uma estratégia de conteúdo para blog, busque solucionar a dor da persona ou abastecê-la com conteúdos úteis para a esfera profissional. Além disso, é necessário criar uma periodicidade mínima semanal de posts na rede sociais para que seja possível manter engajamento.

Espalhe sua mensagem pelo LinkedIn Crie e compartilhe conteúdos que tenham potencial de se tornar virais na rede como listas, guias, ebooks, checklists, vídeos, postagens de humor, postagens de utilidade, gatilhos mentais, storytelling e entre outros.

Explore as emoções e conte histórias no LinkedIn fale sobre experiências, compartilhe vivências e conte histórias interessantes sobre a empresa. Mas um cuidado: fuja do compartilhamento de histórias batidas ou da apropriação de discursos já publicados no LinkedIn. Originalidade é o diferencial de qualquer estratégia de marketing de conteúdo! Neste ponto, participar de grupos de discussão é essencial para conseguir difundir sua mensagem. Outra opção é fazer o compartilhamento de conteúdo publicados no LinkedIn em outras redes sociais ou lançar mão do WhatsApp como uma ferramenta de envio de links.

Perfil Empresarial

Como criar um perfil empresariual no linkedIn O primeiro passo para uma empresa com uma trajetória de sucesso no LinkedIn é a criação da página empresarial, ou Company Page. Os passos são muito simples:

  • Clique em Soluções
  • Vá em “Crie uma Company Page”
  • Selecione o perfil do seu negócio
  • Preencha todas as informações indicadas
  • Finalize com “Criar página”
Criando LinkedIn
Criando LinkedIn
Criando LinkedIn

Coloque uma imagem de cada de qualidade Seus clientes gostam de reconhecer facilmente a sua marca. Assim, tenha certeza que o banner na sua página é bem feito, de alta qualidade e cria uma conexão com a marca da sua empresa. É importante notar que o banner utilizado no LinkedIn deve ser diferente das fotos de capas usadas no Twitter e no Facebook. O LinkedIn é uma rede profissional e não permite informalidade.

Otimize seu perfil para ferramentas de buscas Como empresa, você vai querer que sua página no LinkedIn seja um dos primeiros resultados a serem conferidos quando alguém busca certas palavras-chave no Google, ou em outros mecanismos de busca. Então, seja objetivo e concentre-se na palavra-chave que realmente é a mais importante do seu negócio.

Utilize vídeos Um vídeo curto pode ser perfeito para explicar quem é a sua marca, além de proporcionar uma maior interação e humanização com seus possíveis clientes.

Preencha seu perfil com todas as informações necessárias O LinkedIn permite que perfis empresariais coloquem no seu perfil dados como tipo de empresa, tamanho, indústria e status. Preencha todos esses dados e tenha certeza que eles estão corretos e atualizados. As informações gerais são a porta para seus consumidores saberem mais informações sobre você e também para os potenciais novos colaboradores se apaixonarem pelo seu negócio.

  • Adicione o nome da sua empresa;
  • Inclua uma descrição;
  • Coloque uma foto de capa;
  • Coloque uma foto de perfil;
  • Inclua as especialidades da empresa.

Faça contatos O engajamento é o segredo de sucesso de um perfil no LinkedIn. Por isso, mantenha uma ampla e efetiva rede de contatos. Siga lideranças, referências, autores, empresas parceiras e outras conexões que façam sentido para a sua estratégia.

Mantenha seu perfil atualizado Pouca informação, pouco compartilhamento, pouca interação com seu público, todos esses são pontos de atenção. Eles diminuem o interesse dos seus clientes no seu produto. Por isso, interaja na rede, compartilhe conteúdo de qualidade, participe de grupos e discussões.

Imagens em perfis empresariais

Imagens no perfil empresarial do LinkedIn

  • Avatar: 130 X 130 px
  • Foto de capa: 1.584 x 396 px
LinkedIn Empresarial

Imagens em posts no LinkedIn

  • Post com imagem: 520 X 320 px
  • Post com link: 520 X 272 px
Post LinkedIn

Perfil Pessoal

Como criar um perfil pessoal campeão no linkedin

Capriche no resumo Nesta sessão você tem a oportunidade de se descrever em 2 mil caracteres. Descreva para o mundo como é que as pessoas devem te ver. Para utilizá-lo da melhor maneira possível, siga o pequeno roteiro a seguir:

  • Apresente-se;
  • Fale sobre seus interesses profissionais;
  • Defina sua área de atuação;
  • Fale o que te motiva;
  • Inclua informações de contato.

Para finalizar, inclua palavras-chave que sejam referentes à sua atuação. Isso aumentará, consideravelmente, as chances do seu perfil ser encontrado por alguém que busque por um termo que você tenha utilizado no resumo.

Imagens em perfis pessoais Assim como é necessário cuidar do visual da página empresarial no LinkedIn, o mesmo é primordial no perfil pessoal. As fotos utilizadas precisam transmitir profissionalismo e seriedade. Alguns detalhes que contribuem para uma imagem mais alinhada ao ambiente empresarial são:

  • fundo liso, sem detalhes;
  • luz natural;
  • foco no rosto. Sobre os tamanhos para fotos no perfil pessoal, são os seguintes:
  • Foto de perfil pessoal no LinkedIn: 130 x 130 px
  • Foto de capa do perfil pessoal no LinkedIn: 1584 x 396 px
LinkedIn Pessoal

Defina seu título profissional Logo abaixo de seu nome está uma das informações mais importantes do perfil no LinkedIn: o título profissional. Seu título é um dos principais responsáveis por atrair visitantes e fazer com que eles continuem lendo o seu perfil. Para isso, é fundamental incluir sua função (palavra-chave) e a empresa na qual você trabalha ou lidera.

Capriche na sua experiência profissional Na hora de criar o coração do seu perfil, não meça esforços para torná-lo o mais completo possível. Além de incluir as datas específicas sobre o período que você trabalhou em cada empresa, liste detalhadamente todas as atividades que foram desenvolvidas no cargo.

Personalize a url do seu perfil Compartilhar seu perfil do LinkedIn em seu currículo ou na assinatura do e-mail pode ser um pouco complicado sem uma url amigável. Acesse o painel de edição de perfil e modifique a URL destino da sua página para um termo que lembre seu trabalho, marca / empresa ou seu próprio nome.

Solicite recomendações No LinkedIn as recomendações que suas conexões te enviam são extremamente valiosas. Caso você não tenha recebido nenhuma até o momento, uma ótima alternativa para conquistar algumas seria começar a escrever recomendações para pessoas que você tenha trabalhado.

Recomendação LinkedIn

Liste suas habilidades Utilize a aba de habilidades a seu favor. Liste pelo menos cinco delas em seu perfil e deixe que suas conexões te recomendem. Para ganhar pontos em suas habilidades, utilize uma estratégia semelhante à utilizada para garimpar novas recomendações. Visite diversos perfis e comece a listar as principais habilidades de seus conhecidos que sejam verdadeiras.

Siga empresas e faça parte de grupos Para manter-se ativo no LinkedIn é imprescindível fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua atuação. Participe de discussões construtivas sobre assuntos que você conheça. Este tipo de conversa te auxiliará a ganhar visibilidade, além de se posicionar perante outros profissionais da área.

Customize os convites para novas conexões Diferente do que algumas pessoas podem pensar, você não precisa conhecer alguém para querer que ela faça parte de sua rede de conexões. Na hora que for solicitar uma nova conexão, certifique-se de se apresentar devidamente e deixar claro porque você deseja fazer parte da rede de contatos da pessoa.

Não cometa erros de português Pode torcer o nariz para isso, mas você não está entrando em uma rede social comum. Diferente do Twitter, Instagram e Facebook, em que pouco importa a forma como você se comunica com seus amigos e com o mundo, no LinkedIn a situação é diferente. Assim como em qualquer outro momento de sua vida profissional, erros de português serão prejudiciais para sua imagem.

Não minta Estamos chegando ao final da nossa conversa sobre LinkedIn e aqui ficou reservada a dica mais importante para que seu perfil do LinkedIn seja imbatível: não minta. Nunca, em momento algum! Não minta para parecer melhor e não minta para parecer menos pior.

Modelos de Capas

Preparamos alguns modelos de capas para perfil pessoal e perfil empresarial. Conheça os modelos nos links abaixo:

Capa Perfil Empresarial. Acesse o link

Capa Perfil Pessoal Acesse o link

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