O Fast Reports é uma ferramenta fácil de usar. Com pouco tempo é possível compreender suas funções, contudo, alguns comportamentos devem ser evitados para reduzir a chance de problemas e atraso no trabalho. Toda ferramenta possui suas limitações, e o Fast Reports não é diferente... confira as sugestões!
O Fast Reports não possui salvamento automático, portanto, após alterações mínimas prima CTRL+S e salve seu trabalho.
É importante que os relatórios possuam um padrão que componha a identidade visual do sistema. Qualquer relatório do sistema deve ter o mesmo comportamento... independente do tipo de dado apresentado!
Acesse o guia de padronização e verifique se o relatório atende a todos os requisitos!
A paleta de alinhamento é um componente muito útil quando utilizado com inteligência, explore-o!
A Paleta consegue identificar o primeiro componente selecionado e salva suas configurações de posicionamento e dimensiomento.
Confome ilustrado acima, selecione o primeiro componente, prima SHIFT e mantenha enquanto clica sobre os outros. Quando terminar alinhe todos com o botão correspondente na paleta de alinhamento.
Configure a propriedade LineSpacing dos componentes de texto com o valor 0. Conforme descrito no guia de padronização ele atrapalha o alinhamento vertical do texto, atente-se a ele!
Acesse o Inspetor de Objetos (F11) e defina o valor 0 para os componentes selecionados!
A forma mais rápida e aconselhável de criar colunas é utilizando a borda do próprio componente. Defina bordas laterais brancas para os componentes do MasterData e pronto, suas colunas estão criadas. O padrão do sistema são colunas de linhas brancas, que proporcionam melhor visualização juntamente com o zebrado.
Defina o posicionamento automático sempre que possível pois agiliza muito o trabalho. Isso pode ser feito pela propriedade Aligne. É a primeira opção do Inspetor de Objetos (F11), a configuração padrão é a baNone (sem alinhamento automático).
O Fast Reports não diferencia letras maiúsculas ou minúsculas para nome de componentes, variáveis e funções. Contudo, no ambiente de desenvolvimento da Eagle adota-se o padrão de escrita de código denominado Camel Case ou Pascal Case e nos relatórios, não é diferente! Para os componentes, funções e variáveis é uma boa prática dar nomes com esse padrão. Por Exemplo: MemoTeste, MasterDataPrincipal, MemoLBCodigo e etc.
É importante que os componentes NÃO tenham nomes aleatórios como Memo1, Memo2, Memo3... pois isso dificulta a manutenção do relatório. Portanto após incluir um componente o primeiro passo é dar um nome para ele.
Nos relatórios do sistema os nomes começam com o tipo do componente seguido nome ao qual definir-mos. Por exemplo, MemoTotalRecebido, MemoLBValorRecebido ou MasterDataPrincipal.
No exemplo MemoLBValorRecebido a sigla LB significa Label. Essa sigla foi utilizada para nomear componentes definidos para títulos e outros dados estáticos, ou seja, com coportamento de Label.
A tela de relatório exige que o Memo do filtro e o PictureView da logo possuam exatamente os nomes mmFilter e pctrLogo.
Considerada uma deficiência da ferramenta, ao renomear componentes, variáveis ou funções não é pesquisado referências de utilização. Portanto, ao renomear devemos procurar as referências e renomeá-las uma a uma.
Pelo atalho CTRL+R podemos substituir rapidamente um texto, porém aconselho utilizar uma ferramenta externa como o NotePad++ pois seus recursos para procurar e renomear são mais robustos e dão mais segurança ao executar essa tarefa.
A extensão dos arquivos do Fast Reports é a .fr3, contudo os relatórios são construído em estrutura de XML. Então podemos abrir o arquivo com um editor texto e alterar as referências de forma mais segura.
Veja o exemplo utilizando o NotePad++.
Componentes podem ser arrastados de suas posições acidentalmente e na maioria das vezes nem percebemos até previsualizar o relatório.
Outro ponto que agiliza o trabalho é não utilizar o mouse para posicionar e redimensionar componentes. Sempre que possível utilize a paleta de alinhamento e as propriedades (Left, Top, Height, Width) do Inspetor de Objetos (F11).
Utilize as teclas de atalho pois agilizam muito o trabalho. Veja Atalhos do Fast Reports.
O objetivo máximo do relatório é a exibição de informações. Portanto desenvolver código foge da sua responsabilidade única uma vez que estaremos implementando ações adicionais. Códigos para calcular totais, esconder ou exibir campos são comumente encontrados nos relatórios do sistema, no entanto, evite ao máximo a escrita de código!
O Fast Reports é uma ferramenta paga, mas fornece uma versão de demonstração completa. Em caso de dúvidas ao implementar alguma funcionalidade, consulte a versão de demonstração! Ela possui muitos exemplos e provavelmente você encontrará o que procura.